IMPLANTAÇÃO DO ACOLHIMENTO PARA MELHORIA DOS SERVIÇOS E ACESSO DA POPULACAO AOS SERVICOS DE SAUDE NA UNIDADE DE SAUDE MARIA RAIMUNDA BATISTA, NA VILA DE NOVA COLINA, NO MUNICIPIO DE RORAINOPOLIS NO ESTADO DE RORAIMA.
Inicialmente foram realizadas reuniões com toda equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde Maria Raimunda Batista. Com o objetivo de adquirir o conhecimento adequado para prestar melhor acolhimento para a população. Tendo assim um melhor acesso a saúde do Município, assim como sugestão do cuidado e reorganização do processo de trabalho.
Foram traçadas diferentes estratégias para implantação do mesmo, diferenciando os papéis e de um espaço para escuta de acordo com o fluxo da unidade; implantação da estratificação de risco e a avaliação de vulnerabilidade, no atendimento a demanda espontânea; incorporando em um processo a toda equipe da Unidade Básica de Saúde.
Na Unidade Básica de Saúde Maria Raimunda Batista de Nova Colina, o atendimento é feito por consulta agendadas previamente e por ordem de chegada na unidade e a partir de então todo o processo de trabalho começa pelo o acolhimento já que é de suma importância o momento em que o usuário chega à unidade, o mesmo é recebido pela recepcionista que faz a ficha e o encaminha para técnica em enfermagem aonde mesma realiza o primeiro atendimento, ou seja verifica os sinais vitais e anota na ficha de atendimento e o encaminha para consulta de enfermagem e posterior ao médico que realiza todos os procedimentos adequados de acordo com a necessidade do paciente.
Isso em um modo geral, a atividade de acolhimento começa na unidade e fica a cargo da recepcionista e técnica em enfermagem, e por isso que é muito importante no primeiro momento com apoio dos profissionais: médico, enfermeiro, odontólogo e demais profissionais da equipe de saúde.
Ao realizar a intervenção do acolhimento na relação dos pacientes e profissionais se traça como estratégia as soluções aos problemas apresentados diariamente que dificulta a qualidade do atendimento que poderia ser muitas vezes resolvido com uma capacitação adequada e um melhor tratamento da equipe.
E um desafio novo para a nossa realidade, sugerindo assim um tratamento adequado ou se sensibilizando e capacitando ao profissional de saúde, realizando reuniões sistematizada na Unidade Básica de Saúde Maria Raimunda Batista, o objetivo da mudança temos um resultado positivo na qualidade do atendimento individual ou coletiva ao acolher melhor os usuários e dá uma maior resolução nos problemas do dia a dia. Foram vários os fatores encontrados como obstáculos para o desenvolvimento do acolhimento satisfatório, desses fatores e dificuldades podemos mencionar:
1- A pressão da demanda
2- Tempo reduzido para o atendimento ao paciente por parte do medico
3- O espaço físico inadequado
4- Privacidade inadequada no momento da consulta
5- A demanda de pacientes na unidade sem critérios de atendimentos priorizados que genera um atraso para o paciente que precisa de atendimento, ocasionando essas situações de discussões por prioridade de atendimento.
O problema inicial de todos os dias na unidade já foi percebido e identificado tanto por profissionais, médicos, enfermagem, ACS (Agente Comunitários de Saúde), técnicos e personal da unidade e também pelos próprios pacientes.
Uma grande quantidade de problemas bucais, que também se encontra na unidade de saúde, formando uma demanda especifica, necessitando de um acolhimento, orientação e atendimento adequado.
Apesar das dificuldades, vários pontos positivos após a implantação do acolhimento na Unidade Básica de Saúde Maria Raimunda Batista, na Vila de Nova Colina, no Município de Rorainópolis, apontam para a melhoria da qualidade da assistência e satisfação do usuário, demonstrou também um grande ganho para a equipe em relação à organização do processo de trabalho, pois o acolhimento foi apontado como um dispositivo disparador de mudanças.
O acolhimento deve ser visto como potente para atender à exigência de acesso e garantir o atendimento qualificado, será cada vez mais efetivo se houver capacitação dos profissionais para recepcionar, escutar, atender, dialogar, tomar decisão, amparar, orientar e negociar, visando o bem-estar do paciente e satisfação dos profissionais de saúde.
Ponto(s)