5 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Título: Microintervenção sobre o desafio das Doenças Crônicas Não Transmissíveis na minha Unidade de Saúde.

ESPECIALIZANDO: GRETCHEN BERTHA ESTEPA MARRERO.

ORIENTADOR: ISAAC ALENCAR PINTO.

Nessa microintervenção que foi realizada com a participação de toda a equipe, será descrita como desenvolve ações de atenção á saúde as pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis, e respondidas o questionário (Anexo) referente a esse tema, o mesmo foi discutido e respondido na reunião da equipe realizada na Unidade.

A equipe de Atenção Básica reconhece, identifica as pessoas com doenças crônicas mais prevalentes, por exemplo: Hipertensão, Diabetes, Obesidade, Asma, DPOC. Analisa periodicamente a população cadastrada, considerando as prevalências estimadas para o território e seus fatores de risco. Contempla em sua rutina de trabalho a identificação dessas condições por meio de rastreamento, avaliação de sinais e sintomas e avaliação antropométrica ( Índice de Massa Corporal- IMC). Após a identificação, registram dados, como data da ultima consulta, exames de acompanhamento e outras informações relevantes e sistemas de informação como o PEC, para acompanhamento das pessoas com essas doenças no seu território.

Desenvolve ações de atenção á saúde das pessoas com hipertensão, diabetes e obesidade com base na estratificação de risco. Para isso considera o cálculo do risco cardiovascular, o controle dos níveis pressóricos e/ o glicêmicos, a avaliação antropométrica, a motivação da pessoa, adesão e resposta ao tratamento, a presença de fatores de risco e outras doenças associadas, o suporte social e familiar e o grau de autonomia para o autocuidado. Programa o cuidado ( ex: frequência de consultas, grupos e exames) baseando-se na estratificação de risco, nas necessidades individuais, nos determinantes sociais da saúde e no auxilio para lidar com as limitações geradas pela doença. A equipe não limita dias específicos na agenda para o cuidado das pessoas com doenças crônicas e oferta cuidada interdisciplinar conforme as singularidades de cada usuário/ família.  Como atividades exitosas a UBS junto ao NASF oferece opções de grupos terapêuticos e de atividades educativas sobre alimentação saudável e incentiva á prática de atividade em alguns espaços do território, como Academia de Saúde, praças e associações. Planeja ações para tratamento dos indivíduos com obesidade, inclusive nos casos em que estes não apresentem outras doenças crônicas associadas.

A Equipe tem como dificuldade que ainda não possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou Diabetes  com maior risco/gravidade, pelo esse motivo foi proposta durante a reunião da equipe para a realização da microintervenção,  a criação de planilhas onde fiquem registrados esses usuários. A maior potencialidade que encontramos durante a realização do questionário foi o trabalho muito bem organizado dos Agentes Comunitários de Saúde que tem conhecimento e registros de quase a totalidade de pacientes com Doenças Crônicas Não Transmissíveis pertencentes a suas microáreas o que facilitou a realização da atividade.

 

 

 

 

 

Anexo

 

Questionário para microintervenção

 

 

Em relação às pessoas com HIPERTENSÃO ARTERIAL

Em relação às pessoas com DIABETES MELLITUS

QUESTÕES

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

 

X

 

X

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

 

UM DIA

 

UM DIA

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

 

X

 

 

 

A equipe avalia a existência de comorbilidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

 

X

 

 

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

 

 

 

 

 

 

X

Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

 

 

X

 

X

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

 

X

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

X

 

 

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

 

 

X

 

 

Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

 

X

 

X

 

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

 

 

 

 

X

 

X

Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

 

X

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

 

X

 

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

 

 

X

 

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

X

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

X

 

Se SIM no item anterior, quais ações?

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Oferta ações voltadas à  atividade física

X

 

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

X

 

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Encaminha para serviço especializado

X

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

X

 

 

 

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)