5 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

CAPÍTULO I: Observação de uma Unidade Básica de Saúde em Roraima.

 

Recentemente, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) foi proposto pelo Ministério da Saúde (MS) como estratégia para alcançar mudanças nas condições e modos de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), de forma a ampliar o acesso e a qualificação das práticas de gestão, cuidado e participação na Atenção Básica (AB)(BRASIL, 2017a).

PMAQ é atendido como uma ferramenta que auxilia na identificação e priorização das dificuldades, dispositivo de reorganização da equipe e da gestão é um momento de produção de sentidos e significados que facilitam a mobilização de iniciativas (BRASIL, 2017a). Nesse sentido o PMAQ é um protocolo que tem como objetivo direcionar os gestores e sua equipe da Atenção Básica a montarem estratégias de trabalho que resolva as dificuldades que forem surgindo no decorrer do trabalho.

Sendo, portanto, um momento de autoanálise, autogestão, identificação dos problemas e formulação das estratégias de intervenção para melhoria dos serviços, das relações e do processo de trabalho (BRASIL, 2017b). Portanto o PMAQ é um referencial de trabalho que facilita aos gestores a buscarem melhorias na qualidade de atendimento aos usuários do SUS.

Nesse contexto, o PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) analisa entre outras dimensões a infraestrutura e os equipamentos indispensáveis para o desenvolvimento das ações na UBS, Insumos, Imunobiológico, e medicamentos entre outros padrões.

Neste trabalho, analisou-se a subdimensão infraestrutura e equipamentos e a subdimensão insumos, imunobiológicos e medicamentos da Unidade Básica de Saúde no estado Roraima que conta com um total de famílias cadastradas de 859.

Realizamos reunião com toda equipe de saúde onde respondemos ao AMAQ, a autoavaliação foi realizada coletivamente considerando todos os atores envolvidos na Atenção Básica (AB). Considerou-se, portanto, a pluralidade dos atores presentes promovendo um espaço privilegiado para a construção do pensamento.  

Durante o processo de investigação foi possível fazer uma análise real e profunda dos problemas encontrados na comunidade, nesse sentido o PAMQ-AB tem como objetivo de identificar os problemas mais importantes para incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos a população por meio da equipe a fim de contribuir para a garantia de um padrão de qualidade através de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho à equipe de saúde e orientar a tomada de decisões para melhoria da qualidade das ações de saúde.

O presente trabalho evidenciou uma avaliação negativa quanto ao acesso à linha telefônica e equipamentos de informática com internet, impossibilitando a participação no tele saúde e nas comunidades de práticas, para troca de experiências.

Depois de identificar o problema elaboramos uma matriz de intervenção cujo objetivo e meta foi encaminhar a gestão municipal um oficio relatando as dificuldades encontradas e solicitar que tal problema seja resolvido no prazo de até 90 dias, sendo responsáveis o gerente da UBS. Além disso, foi administrada uma palestra com os moradores da vila e com objetivo de incentivá-los a apoiar o projeto sendo responsáveis os agentes comunitários.

Durante sua execução, observou-se o seguinte:

I)  Dificuldades:

  1. Sobrecarga assistencial da equipe da unidade básica de saúde.
  2. Insuficiência de recursos materiais.
  3. Insatisfação dos profissionais.
  4. Pouco apoio de alguns dos outros serviços de saúde.

II) Potencialidades:

  1. Apoio entre médico, enfermeira e dos demais profissionais da equipe da UBS;
  2. Apoio de os moradores e colaboradores que vivem na comunidade e que tem lideranças comunitárias e religiosas;
  3. Apoio da gestão municipal.

 

O processo contribuiu para uma maior comunicação entre os atores com o aumento da capacidade gerencial de tomada de decisões e construção de consciência coletiva e responsabilização dos envolvidos para resolver os problemas da comunidade e permitiu um maior alinhamento com as necessidades e realidades locais.

Com a execução do microintervenção a equipe espera que a gestão disponibilize acesso à linha telefônica e equipamentos de informática com internet possibilitando o uso das ferramentas eletrônicas destinadas ao armazenamento, organização, acesso e disponibilização da informação impactando positivamente na qualidade do cuidado.

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Ministério da Saúde. PMAQ: manual instrutivo para as equipes de atenção básica e NASF. Brasília: Ministério da Saúde, 2017a.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. AMAQ:Autoavaliação para melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica:AMAQ.Brasília: Ministério da Saúde, 2017b.

 

 

 

 

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