5 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

 

TITULO : ESTRATÉGIAS NO APERFEIÇOAMENTO DO ACOLHIMENTO DA DEMANDA ESPONTÂNEA E PROGRAMADA NA UNIDADE BÁSICA SAÚDE VILA SÃO FRANCISCO.

 

Especializando (a) : Yumaris Rodriguez Cause.

 

Orientador(a) : Romanniny Hevillyn Silva Costa Almino.

 

Colaboradores : Taciane Sousa de Oliveira .

 

Raimunda Dos Santos Francisco .

 

Lenismara Silva Texeira

 

Jaine Texeira Barroso .

 

Dayanis Tajiane Farias .

 

Cilene Alves Ferreira.

 

 

 

As unidades de saúde são uma das principais portas de entrada do sistema de saúde, e tem que se constituir uma “porta aberta” capaz de dar respostas “positivas” aos usuários. É por isso a necessidade de nossa equipe de saúde em aperfeiçoar o acolhimento da demanda espontânea e programada .

 

Convocamos uma reunião com a equipe para fazer um análise da temática em questão, onde fizemos uma análise do funcionamento do acolhimento em nossa unidade. O trabalho foi feito com toda a equipe, estudando bem nossas fragilidades, e potencialidades.

 

Foi um momento importante para a equipe, porque surgiram opiniões, sentimentos, ideias e acordos durante o processo.

 

Em nossa unidade de saúde realizamos acolhimento à demanda espontânea e programada durante todo o período de funcionamento. A equipe oferece acolhimento a todos os usuários da comunidade com: boa escuta , classificação de risco e vulnerabilidades, e definição de critérios para agendamento de consultas.

 

Realizamos o primeiro atendimento dos usuários que precisam ser atendidos no dia e realizamos atendimento às primeiras urgências, referenciando para outros pontos da rede de atenção, quando necessário.

 

Com a micro intervenção, achamos as seguintes fragilidades na nossa unidade:

 

-Deficiente dinâmica na hora do acolhimento.

 

-Deficiência na empatia dos trabalhadores da unidade na hora do acolhimento.

 

Potencialidades da intervenção:

 

A equipe percebeu que nossa unidade tem um bom acolhimento de forma geral.

 

 

 

-Em nossa unidade os pacientes ficam aguardando para seu atendimento em cadeiras na sala de acolhimento .

 

– Realizamos a classificação de risco em todos os pacientes que chegam a nossa unidade.

 

-O cronograma de trabalho é cumprido por todos os trabalhadores de forma geral.

 

-Fazemos atendimento no mesmo dia de todos os pacientes que chegam a nossa unidade, tanto demanda espontânea, como demanda programada.

 

-O tempo de espera dos pacientes para os atendimentos é curto.

 

Levando em consideração as fragilidades achadas na micro intervenção, a equipe fez um plano de estratégias para melhorar nosso serviço de acolhimento na unidade de saúde .

 

Fazer este micro intervenção sobre este tema foi uma experiência importante, porque nos ajudou a melhorar o trabalho para oferecer uma melhor atenção a saúde da nossa população.

 

A equipe trabalhou em conjunto e foi capaz de identificar suas dificuldades e traçar um plano de estratégias para dar uma solução.

 

Esse trabalho foi de muita importância para a equipe e para a comunidade porque favoreceu a qualidade dos atendimentos e serviços oferecidos ,além de ajudar para um melhor cuidado da saúde de nossa comunidade .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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