10 de Maio de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

MONITORAMENTO DA MÉDIA DE ATENDIMENTOS MÉDICOS E DE ENFERMAGEM, DA EQUIPE DE ESF II, DO MUNICÍPIO DE SERRA DO MEL-RN

 

ESPECIALIZANDO: ERILÇO ACACIO FIDELIS PEREIRA DOS SANTOS

 

ORIENTADOR: ISAAC ALENCAR PINTO

 

COLABORADORES: EVANICE DA COSTA VIRGÍLIO (ACS)

                                   FRANCISCO ELEOMAR VIEIRA DE OLIVEIRA (ENFERMEIRO)

                                   FRANCISCO GILLIARDI DA SILVA (ACS)

                                   LUCIMARA LEÔNCIO DA SILVA (ACS)

                                   MARCIA ADINEIDE FREIRE DE MOURA (ACS)

                                   MARCILENE NOGUEIRA DE LUCENA SILVA (ACS)

                                   MARIA CRISTIANA LEITE (TÉCNICA DE ENFERMAGEM)

 

 

          Toda equipe da Estratégia de Saúde da Família II, do Município de Serra do Mel-RN, foi convocada para participar de uma reunião que correu às 08:00 horas do dia 18 de abril de 2018, no Centro de Consultas Especializadas, da Secretaria Municipal de Saúde, do referido Município, com o objetivo de responder ao Instrumento de Autoavaliação para Melhoria do Acesso da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ), construir uma Matriz de Intervenção para um dos problemas que atingisse uma pontuação igual ou inferior a cinco para o alcance do padrão padronizado e, finalmente, construir um instrumento para monitorar os Indicadores de Desempenho na Unidade de Saúde das nossas Unidades Básicas de Saúde.

            Apesar de ter sido informado que a participação de todos os membros da equipe era imprescindível para a realização dessa tarefa, três Agentes Comunitários de Saúde não compareceram a reunião, provavelmente tal fato ocorreu devido ao péssimo estado das estradas de terra, em consequência das fortes chuvas ocorridas recentemente na região.

A intenção inicial da equipe era responder ao AMAQ, construir a Matriz de Intervenção e construir o instrumento para monitorar os Indicadores de Desempenho na Unidade de Saúde em um único dia, entretanto, como todos os Agentes Comunitários de Saúde moram em agrovilas localizadas na zona rural e o número de padrões para serem avaliados era muito grande, chegou-se a conclusão que não haveria tempo hábil para realizar todas essas tarefas em apenas um dia e ficou decido, então, executá-las em dois dias.

      No dia 18 de abril de 2018 a equipe respondeu ao AMAQ, de tal forma, que todos participantes puderam dar sua contribuição para pontuação que foi atribuída a cada um dos padrões avaliados.

      A segunda reunião ocorreu às 08:00 horas, do dia 20 de abril de 2018, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Serra do Mel (SINDIMEL), na qual foi realizada uma lista de todos os problemas que tiveram uma pontuação igual ou inferior a cinco para o alcance do padrão preconizado. Entre os referidos problemas, o que foi considerado prioritário e que também era viável de ser modificado pela equipe utilizando os instrumentos disponíveis, sem encaminhar as instancias superiores, foi o problema “A equipe não realiza reuniões periódicas”. A Matriz de Intervenção foi construída utilizando-se o instrumento encontrado no final do livro da AMAQ.

      Em seguida, a equipe passou a discutir sobre a forma de como os registros são realizados nas Unidades Básicas de Saúde e como os Indicadores de Desempenho na Unidade de Saúde são monitorados. A digitação das fichas de CDS não ocorre nas nossas UBS, mas sim na Secretaria Municipal de Saúde para onde são levadas todas as fichas do e-SUS e também não existe prontuário eletrônico, mas os registros são realizados nos livros de agendamento, entretanto nenhum do referidos indicadores é monitorado.

      Após analisarmos os indicadores de desempenho pactuados no PMAQ, chegamos a conclusão que o Indicador de Desempenho na Unidade de Saúde mais viável para ser monitorizado nas nossas UBS e que trará maior visibilidade do nosso trabalho junto a população adscrita é a média de atendimentos de médicos e de enfermeiros por habitante.

       Esse indicador corresponde ao número médio de consultas médicas e de enfermagem realizadas por residente cadastrado na área de abrangência da equipe de ESF em um determinado período de tempo. Ele mostra se quantidade deste tipo de consulta efetuada por habitante, ou seja, individual, está sendo suficiente para atender às necessidades da população adscrita. Na sua elaboração são utilizados todos os tipos de consultas, ou seja, cuidado continuado, demanda agendada, demanda espontânea, urgência e emergência. Seu cálculo é realizado dividindo-se o número total de consultas médicas ou de enfermagem, em determinado local e período, pela população residente cadastrada no mesmo local e período. Durante nosso monitoramento, será feito um cálculo para cada agrovila, de tal modo que, cada uma das oito UBS terá seu próprio Indicador de Desempenho.

      O monitoramento será realizado a partir dos registros dos livros de agendamentos da equipe e o instrumento utilizado será um painel de indicadores, feito com cartolina, com o número de atendimentos realizados pelo médico e pelo enfermeiro, mês a mês, fixado na sala de situação da UBS de cada agrovila, permitindo assim, o acompanhamento do referido indicador tanto pela equipe da ESF, como também, pela população adscrita.

      Com o acompanhamento desse indicador, esperamos criar uma cultura de autoavaliação contínua das ações da nossa equipe, na nossa área de abrangência, identificado e corrigindo os problemas encontrados, através da participação da população adscrita e da gestão municipal, contribuindo assim para a melhoria e ampliação do acesso e da qualidade dos serviços de saúde prestados pela equipe da ESF II, no Município de Serra do Mel-RN.

 

Descrição do padrão: 4.15 – A equipe realiza reuniões periódicas.

 

Descrição da situação-problema para o alcance do padrão: A equipe não realiza reuniões periódicas.

 

Objetivo/meta: A equipe realizar reuniões quinzenais.

 

Estratégias para alcançar os objetivos/metas

Atividades a serem desenvolvidas

(detalhamento da execução)

Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades

 

Resultados esperados

Responsáveis

Prazos

 

Mecanismos e indicadores para avaliar o alcance dos resultados

 

Marcar as datas para a realização das reuniões quinzenais da equipe.

Incluir as datas das reuniões no cronograma de atividades mensais da equipe.

Notebook, impressora e papel para fazer o cronograma de atividades mensais da equipe.

Realização efetiva de reuniões quinzenais da equipe.

Enf. Eleomar

 

 

30 dias

Livro de registro de reuniões da equipe.

Providenciar um local para a realização das reuniões.

Solicitar à coordenação da AB do Município, um local para a realização das reuniões.

Notebook, impressora e papel para fazer o ofício que será enviado para a coordenação da AB do Município, solicitando um local para a realização das reuniões.

Disponibilização, por parte da coordenação da AB do Município, de um local para a realização das reuniões.

Enf. Eleomar

Med. Erilço

ACS Gilliardi

30 dias.

Divulgação mensal, por parte da coordenação da AB do Município, do(s) local(is) para a realização das reuniões.

 

  

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
Ponto(s)