2 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TITULO: Comportamento da rede de Saúde Mental no processo de reinserção e integridade de usuários com sofrimento psíquico em nosso município.

Aluno: Marise Martinez Masso.

Facilitadora:Romanniny Hevillyn Silva Costa Almino.

 

Os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários, que oferecem atendimento diário às pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social destas pessoas através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários (BRASIL, 2004).

Na Unidade Básica de Saúde do município Santana do São Francisco, a equipe de saúde tem desenvolvido um grande trabalho que visa a qualidade de vida do paciente com problemas de sofrimento psíquico, criando palestras e serviços de apoio integral, no que tange o acompanhamento e aproximação da equipe com o paciente.

Durante a reunião com a equipe, os agentes comunitários de saúde-ACS relataram o quanto é difícil a assistência às pessoas com saúde mental. Para nós, como trabalhadores de saúde, temos o dever de apoiar e orientar as famílias destes usuários.

Depois dos profissionais da equipe falar suas diferentes opiniões elaboramos um registro dos usuários em uso crônico de medicamentos psicotrópicos (benzodiazepínicos, antipsicóticos, anticonvulsivantes, antidepressivos, estabilizadores de humor, bem como os ansiolíticos de um modo geral), além disso, de registrarmos aqueles usuários que faz uso de outras drogas como crack e álcool(apêndice1).

A equipe através das palestras e ações de saúde na Comunidade, faz atividades de prevenção dos efeitos adversos que traz muitos medicamentos de uso crônico. Falamos aos usuários sobre a importância da terapia ocupacional e de incentivar novas tarefas e responsabilidades ao seu modo e estilo de vida.

Nosso território conta com uma rede de atenção psicossocial, que conta com uma equipe mínima de psicólogo, assistente social, enfermeira, psiquiatra e terapeutas, que visa atendimento integral. Oferecem diversas atividades terapêuticas: psicoterapia individual ou grupal, oficinas terapêuticas, acompanhamento psiquiátrico, visitas domiciliares, atividades de orientação e inclusão das famílias e atividades comunitárias.

Todos os usuários com transtorno mental de nossa Unidade de Saúde estão integrados ao Centro de Atenção Psicossocial desse município, onde recebem ajuda e apoio integral para redução de danos, prevenção de recaída e controle de sua doença, contando com os grupos de apoio como alcoólicos anônimos e outros, que visa a integração da qualidade de vida do acolhido e da família.

Relatamos um caso de uma grávida de 23 anos de idade, com história de transtorno mental que faz uso de medicamento psicotrópico e é acompanhada por psiquiatra no Centro de Atenção Psicossocial-CAPS.

Após 20 semanas de gestação, a paciente começou a apresentar sintomas psicóticos, não queria sair de casa, ficava muito agressiva com sua família, não fazia uso do medicamento e chego a verbalizar que ela não estava grávida e batia na sua barriga. Também não queria continuar fazendo pré-natal.

Então, a equipe teve que acionar o conselho tutelar, pois a família não ajudava, ademais foi visitada em casa por psicóloga e sempre ficava rebelde durante o atendimento.

A equipe da UBS teve que fazer o pré-natal da paciente por meio de visita domiciliar, pois ela não visitava a unidade de saúde. O atendimento do CAPS também se deu de forma domiciliar. 

Em conjunto com a equipe de trabalho do CAPS, decidimos pelo encaminhamento da paciente para internação hospitalar. A paciente foi avaliada por serviço de Psiquiatra do Hospital na Capital do estado onde foi medicada e ficou em observação. Após a internação, a paciente está sendo acompanhada pelo CAPS e UBS

Precisamos ter um melhor relacionamento com os pacientes, pois mediante esta troca de experiências o usuário estabelece relações interpessoais e de inserção social. O usuário encontra no serviço um apoio, um vínculo terapêutico e de confiança entre o profissional e o indivíduo.

Temos muito por fazer e melhorar, de nossa continuidade depende que os usuários com transtorno mental ou sofrimento psíquico tenham mais autonomia e integridade para o processo de reinserção na comunidade, a equipe tem que incluir ações dirigidas aos familiares, criar projetos de inserção social e desenvolver atividades para lograr uma maior participação dos usuários.

 

Referências

BRASIL Ministério da Saúde. Saúde Mental no SUS: Os Centros de Atenção Psicossocial. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

 

 

Apêndice 1

 

           Unidade Básica de Saúde ¨Santana do São Francisco¨

                 Relação de usuários com Sofrimento Psíquico.

 

 

 

NO

 

 

Nome e Sobrenome

 

 

Idade

 

Data de nasc

 

 

Endereço

 

 

           Tipo de acompanhamento

Usuário em uso de álcool, crack e outras

 

 

Medicamentos

ESF

CAPS

SIM

NÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Agente de Saúde:………………..

 

                       Área:…………………                          Micro área:………………….

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)