2 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: O DESAFIO DAS DOENCAS CRONICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA MINHA UNIDADE DE SAÚDE

ESPECIALIZANDO: NADIESKA CELESTE TRILLO GONZÁLEZ

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

As doenças crônicas são devastadoras para indivíduos, famílias e comunidades, particularmente as populações pobres e são uma ameaça crescente ao desenvolvimento econômico (BRASIL, 2014).

 

Na minha unidade de saúde, o primeiro contato com os pacientes doentes crônicos se dá através de uma consulta normal em que solicito exames de rotina. De acordo com o exame clínico e resultado de exames, realizo diagnóstico, então colocamos o nome do paciente em um livro de registro para pacientes com doenças crônicas, principalmente Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Nesse livro de registro informamos o nome do paciente, idade, sexo, medidas antropométricas (Peso, Altura e IMC), fatores agravantes, co-morbidade, medicações em uso (Dosagem, Posologia), data da consulta e o retorno. Através deste instrumento conseguimos acompanhar o paciente no controle de sua doença crônica.

 

Normalmente o tempo de espera em número de dias para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde é de 7 dias. A partir de ai damos seguimento ao tratamento observando á aceitação da medicação. Para pacientes que estão com todos os exames controlados agenda-se um retorna para 6 meses e, para aqueles que possuem alguma co-morbidade, o retorno será com 3 meses. Mas, caso o paciente necessite de uma consulta antes de esse período, será atendido como demanda espontânea.

 

Do mesmo modo, se o paciente não tiver respondendo ao tratamento na atenção básica, encaminho para o especialista. Por mais que agendamos essas consultas para 3 ou 6 meses, todo mês realizamos palestras sobre doenças crônicas referentes a fatores de risco, alimentação saudável, atividades físicas, cumprimento do tratamento e, durante essas palestras, sempre avaliamos o Peso, Altura, Glicemia e Circunferência abdominal.

 

Durante esses procedimentos, caso exista algum paciente com alguma alteração, ele será atendido no mesmo dia pela médica. O registro dos pacientes facilita o acompanhamento dos mesmos pela equipe. Sendo que ajuda aos agentes de saúde a comunicá-los a data da sua próxima consulta. Neste caso, eu já solicito os exames que ele devera trazer sempre na consulta anterior.

 

As fragilidades que temos são causadas pela adesão tardia ao tratamento, pois as vagas para realização dos exames são escassas e demora a sair o resultado. Então, o tratamento fica atrasado.

 

Apesar do registro ser muito útil, nem sempre conseguimos aproveitá-lo de maneira exitosa, pois existem falhas na rede (marcação de exames) do SUS do meu município.

 

Referências

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégia para o cuidado da pessoa com doença crônica. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. (Cadernos de Atenção Básica, n. 35).

 

 

QUESTIONÁRIO PARA MICROINTERVENÇÃO

Em relação às pessoas com Hipertensão Arterial

Em relação às pessoas com Diabetes Mellitus

QUESTÕES

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

X

 

X

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

7

 

7

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

X

 

 

 

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

X

 

 

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

 

 

X

 

Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

X

 

X

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

X

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

X

 

 

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

X

 

 

 

Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

X

 

X

 

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

 

X

 

X

Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

X

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

X

 

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

 

X

 

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

X

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

X

 

Se SIM no item anterior, quais ações?

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Oferta ações voltadas à  atividade física

X

 

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

X

 

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

 

X

Encaminha para serviço especializado

X

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

X

 

 

ANEXO: Registro de pacientes com Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial com maior risco/ gravidade 2018.

 

No.

Nome e Sobrenome

Idade

Sexo

Medidas antropométricas:

 

Diagnóstico

Medicamentos em uso Dosagem/

Posologia

Fatores agravantes

Co-morbidade

Data da consulta

 

Retorno

Peso

Altura

I

MC

DM

HAS

1-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Elaboração própria, 2018.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)