2 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TITULO: AÇÕES DE ORIENTAÇÃO, PROMOÇÃO E ESTIMULO DA CORRETA ALIMENTAÇÃO NAS CRIANÇAS DE ZERO A DOIS ANOS NA UNIDADE BASICA DE SAUDE ’’WADY ROCHA” NO MUNICIPIO CAICÓ/RN. 

ESPECIALIZANDO: GABRIEL MERCONCHINI ALMAGUER

ORIENTADOR:  ISAAC ALENCAR PINTO

 

A principal atividade para o cuidado da saúde das crianças que se realiza na comunidade de nosso posto de saúde é a consulta de Crescimento e Desenvolvimento, sendo a mesma realizada pelo médico e enfermeira. Essa atividade é realizada uma vez por semana, sendo diferente o dia da consulta oferecida pela enfermeira e pelo médico. Nessa consulta se avaliam todos os aspectos e as recomendações que propõe o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ/AB.

Em cumprimento dessas atividades, nossa equipe realizou uma reunião para analisar cada um das recomendações do PMAQ. Na mesma, analisamos se realmente se cumpria a atividade recomendada e em segundo lugar os pontos necessários para melhorar a atenção à essa parcela da população. O resultado foi que se realizam todas, mas em algumas falta intensificar mais os esforços para alcançar melhores resultados. A tabela ficou da seguinte forma. 

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura   nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

 

 

X

 

A equipe utiliza protocolos   voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

 

 

X

 

A equipe possui cadastramento   atualizado de crianças até dois anos do território?

 

 

X

 

A equipe utiliza a caderneta de   saúde da criança para o seu acompanhamento?

 

 

X

 

Há espelho das cadernetas de   saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

 

 

X

 

No acompanhamento das crianças do território, há   registro sobre:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

X

 

Crescimento e desenvolvimento

X

 

Estado nutricional

X

 

Teste do pezinho

X

 

Violência familiar

X

 

Acidentes

X

 

A equipe acompanha casos de   violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS,   Conselho Tutelar)?

 

X

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

X

 

Com baixo peso

X

 

Com consulta de puericultura   atrasada

X

 

Com calendário vacinal atrasado

X

 

A equipe desenvolve ações de   promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

 

X

 

A equipe desenvolve ações de   estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado   a partir dos seis meses da criança?

 

X

 

 

  

Como vemos anteriormente não existe nenhum aspecto negativo, mas a equipe achou útil fortalecer o trabalho com as duas últimas questões da tabela: “A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?” e “A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?”. Achamos que os dois temas são os que podemos influenciar para conseguir mudanças nos hábitos existentes utilizando principalmente ações de orientação, promoção e estimulo da correta alimentação nas crianças de zero a dois anos.

Partindo em primeiro lugar de que a alimentação nas crianças varia dependendo da idade e que cada período tem um tipo especifico e importante de alimento que deve ser respeitado para a melhor qualidade e saúde no processo de crescimento e desenvolvimento da criança. De zero a seis meses o alimento ideal que se adapta às condições orgânicas de desenvolvimento do sistema digestivo é o leite materno, devendo ser estimulada a amamentação exclusiva e o seu oferecimento sempre que o bebê demandar.

Em uma microintervenção anterior se abordou esse mesmo tema sobre aleitamento materno. Assim, em nossa unidade já vínhamos realizando atividades para promover seu uso a partir das orientações dadas às futuras mães desde o período pré-natal. Essas atividades foram realizadas a partir de pequenas palestras e conversas, tratando temas referentes ao aleitamento materno como: as vantagens que têm para o bebê para e para a mãe; as técnicas corretas de amamentação; a importância do aleitamento materno exclusivo; os problemas mais frequentes da amamentação; e os mitos e tabus que causam prejuízo na amamentação.

E utilizando o espaço do dia das consultas de crescimento e desenvolvimento continuamos realizando as pequenas palestras e conversas, tratando temas mais específicos do processo de amamentação e retomando os temas anteriores para que não sejam esquecidos. Como outros exemplos, falamos sobre a ordenha e armazenamento do leite para seu uso posterior, explicamos novamente a técnica correta de amamentação, algumas características e propriedades presentes no leite materno que fazem dele o que mais benefícios tem para as crianças, e também dos problemas que pode trazer o uso de mamadeira.

O outro aspecto tratado foi realizar as orientações em cada consulta a partir dos 6 meses de vida sobre a alimentação mês por mês e orientar cada alimento que devem introduzir, dependendo da idade. Nesse sentido, se evidenciou bastante o desconhecimento nas mães em relação aos alimentos ideais para cada idade, mas todas se mostraram interessadas em conhecer e aprender. Viu-se a importância também de colocar pôster e cartazes que apoiam essas orientações.

Para reforçar essas ações os agentes de saúde seriam vigilantes e orientadores de todos os aspectos anteriores sendo capazes também de esclarecer qualquer dúvida a respeito do tema. E orientando além das mães, também os pais e toda a família para que juntos formassem parte da saúde, ajudando e estimulando um ótimo crescimento e desenvolvimento da criança.

Nossa equipe considerou esta experiência como positiva e além das dificuldades encontradas principalmente com o desconhecimento e as crenças erradas, as mães ficaram satisfeitas pelas orientações e se mostraram com interesse em pôr em prática o que foi aprendido. Acreditamos que, no futuro, se continuarmos praticar ações similares, teremos menos crianças afetadas por doenças relacionadas a uma alimentação errada ou deficitária, pelo que só resta para depois avaliar os resultados e os benefícios destas ações

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
Ponto(s)