2 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

TITULO: O PROCESSO DE ACOLHIMENTAS AS DEMANDAS NA UNIDADE BASICA DE SAUDE ”WADY ROCHA” NO MUNICIPIO CAICÓ/RN

 

ESPECIALIZANDO: GABRIEL MERCONCHINI ALMAGUER

 

ORIENTADOR:  ISAAC ALENCAR PINTO

 

Quando um paciente chega a uma Unidade Básica de Saúde quer seja seu primeiro atendimento ou retorno, o mesmo tem que ser recebido e tratado de uma forma agradável, respeitável, e principalmente de maneira a orientá-lo adequadamente. Isso para que o paciente sinta-se bem acolhido e possa ter a certeza que encontrará alguma solução ou resposta para seu motivo de visita à unidade.

Precisamente para isso se realiza o acolhimento nas unidades: para orientar, organizar e direcionar as demandas que podem ser programadas ou espontâneas. E é precisamente aí onde se faz de fundamental importância o processo ou etapa de acolhimento.

O acolhimento é compreendido como uma forma de melhorar a qualidade do atendimento, pois este resulta ser um fator decisivo na hora de humanizar não só a recepção, como também a atenção e todo o processo de atendimento do usuário. As políticas de saúde tem sido encaminhadas à realizar um processo de relação mais humana, na qual a relação entre usuário e serviço de saúde esteja fundamentado pelo bom trato e escuta de seus problemas e preocupações.

Quando é realizado diariamente de forma organizada e humanizada, o usuário constrói uma relação mais direta com os profissionais de saúde. Isso permite que o processo de atendimento seja mais organizado em dependência das necessidades reais que sejam capaz de ser identificadas, facilitando o trabalho final dos profissionais e a resolução dos problemas existentes ou talvez encontrar uma resposta que permita ao usuário sentir-se satisfeito.

Pela importância que tem essa etapa, nossa equipe de saúde decidiu reunir-se para discutir e encontrar as principais problemáticas desse processo para buscar soluções para melhorar o mesmo.

Tendo como dados importantes que contamos com uma população de mais de cinco mil habitantes localizada em uma área urbana no bairro Barra Nova do município Caicó R/N, com um grande índice da população que se encontra acima dos 60 anos de idade, algumas que residem um pouco distantes da unidade e que precisam se transportar em algum veículo motorizado. Nossa equipe realizou a reunião e concluiu definindo uma nova proposta para realizar o acolhimento das demandas programadas e espontâneas.

Seguindo os conceitos e definições que propõe o Ministério de Saúde, a equipe de saúde conseguiu identificar os principais problemas que afetam o processo de acolhimento às demandas em nossa unidade, sendo os seguintes: grande população adstrita, áreas distantes da unidade, população idosa ou com dificuldades de locomoção, aumento da demanda espontânea, falta de preparação para orientar e cumprir os requisitos do processo de acolhimento, entre outras.

Objetivando melhorar o processo de acolhimento, desenhamos um sistema de trabalho para poder dar resposta às diferentes demandas priorizando as que mais chegam a nossa unidade e estabelecendo dias específicos para seu atendimento, sem ser isso um esquema que não possa ser modificado de acordo com a demanda do dia a dia. O programa de trabalho ficou do seguinte jeito:

Segunda-feira manhã – Atendimento a gestantes, puérperas e planejamento reprodutivo.

Terça-feira manhã – Atendimento a puericultura.

Quarta-feira manhã – Atendimento a pacientes que consomem medicamentos psicotrópicos.

Quinta-feira manhã – Atendimento a paciente hipertenso, diabéticos e outras doenças crônicas.

Quinta-feira no horário da tarde se realiza a visita domiciliar.

Sexta-feira todo o dia atendimento a demanda espontânea.

Segunda, terça e quarta-feira no horário da tarde – Atendimento a demanda espontânea.

É importante esclarecer que em todos os atendimentos existe espaço para as urgências, tendo a possibilidade de serem atendidas e também a possibilidade de realizar uma visita domiciliar fora do dia planejado para esse fim.

Com o programa desenhado anteriormente nos propusemos a melhorar o sistema de acolhimento de uma forma mais detalhada e orientadora para os pacientes, já que cada um pode ser orientado do dia de seu atendimento. Além disso se desenhou um mecanismo de intervenção para aumentar a preparação do trabalhador de saúde em relação ao acolhimento das demandas. O mesmo é apresentado a seguir:

 Descrição da situação problema para o alcance do padrão.

Desorganização falta de orientação e de uma correta estrutura de acolhimento as demandas.

Objetivo/meta

Aumentar a preparação das personas encargadas de fazer o acolhimento, e desenhar um mecanismo para a organização do mesmo.

Estratégias para alcançar os objetivos/metas

Atividades a serem desenvolvidas

(detalhamento da execução)

Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades

Resultados esperados

Responsáveis

Prazos

Mecanismos o indicadores para avaliar o alcance dos resultados

 

Capacitação teórica do processo de acolhimento

 

Palestra

Aulas

 

Ambiente adequado

Salão

 

Melhorar a qualidade do acolhimento

 

Equipe básica de saúde

 

01 mês

 

Quantidade de membros da equipe qualificada

 

Programar o acolhimento

 

Desenhar um programa de acolhimento para as demandas para a atenção

 

Unidade de saúde

 

 

Alcançar um acolhimento mais organizado melhorando o acesso da população a atenção medica

 

Equipe básica de saúde

 

02 meses

 

Quantidade de atendimentos programados e espontâneos realizados

           

Afirmamos que em relação à proposta anterior, a organização e qualidade do processo de acolhimento em nossa unidade melhorou consideravelmente, alcançando um melhor acesso a todos com uma satisfação maior da população

 

 

 

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