TITULO: O PROCESSO DE ACOLHIMENTAS AS DEMANDAS NA UNIDADE BASICA DE SAUDE ”WADY ROCHA” NO MUNICIPIO CAICÓ/RN
ESPECIALIZANDO: GABRIEL MERCONCHINI ALMAGUER
ORIENTADOR: ISAAC ALENCAR PINTO
Quando um paciente chega a uma Unidade Básica de Saúde quer seja seu primeiro atendimento ou retorno, o mesmo tem que ser recebido e tratado de uma forma agradável, respeitável, e principalmente de maneira a orientá-lo adequadamente. Isso para que o paciente sinta-se bem acolhido e possa ter a certeza que encontrará alguma solução ou resposta para seu motivo de visita à unidade.
Precisamente para isso se realiza o acolhimento nas unidades: para orientar, organizar e direcionar as demandas que podem ser programadas ou espontâneas. E é precisamente aí onde se faz de fundamental importância o processo ou etapa de acolhimento.
O acolhimento é compreendido como uma forma de melhorar a qualidade do atendimento, pois este resulta ser um fator decisivo na hora de humanizar não só a recepção, como também a atenção e todo o processo de atendimento do usuário. As políticas de saúde tem sido encaminhadas à realizar um processo de relação mais humana, na qual a relação entre usuário e serviço de saúde esteja fundamentado pelo bom trato e escuta de seus problemas e preocupações.
Quando é realizado diariamente de forma organizada e humanizada, o usuário constrói uma relação mais direta com os profissionais de saúde. Isso permite que o processo de atendimento seja mais organizado em dependência das necessidades reais que sejam capaz de ser identificadas, facilitando o trabalho final dos profissionais e a resolução dos problemas existentes ou talvez encontrar uma resposta que permita ao usuário sentir-se satisfeito.
Pela importância que tem essa etapa, nossa equipe de saúde decidiu reunir-se para discutir e encontrar as principais problemáticas desse processo para buscar soluções para melhorar o mesmo.
Tendo como dados importantes que contamos com uma população de mais de cinco mil habitantes localizada em uma área urbana no bairro Barra Nova do município Caicó R/N, com um grande índice da população que se encontra acima dos 60 anos de idade, algumas que residem um pouco distantes da unidade e que precisam se transportar em algum veículo motorizado. Nossa equipe realizou a reunião e concluiu definindo uma nova proposta para realizar o acolhimento das demandas programadas e espontâneas.
Seguindo os conceitos e definições que propõe o Ministério de Saúde, a equipe de saúde conseguiu identificar os principais problemas que afetam o processo de acolhimento às demandas em nossa unidade, sendo os seguintes: grande população adstrita, áreas distantes da unidade, população idosa ou com dificuldades de locomoção, aumento da demanda espontânea, falta de preparação para orientar e cumprir os requisitos do processo de acolhimento, entre outras.
Objetivando melhorar o processo de acolhimento, desenhamos um sistema de trabalho para poder dar resposta às diferentes demandas priorizando as que mais chegam a nossa unidade e estabelecendo dias específicos para seu atendimento, sem ser isso um esquema que não possa ser modificado de acordo com a demanda do dia a dia. O programa de trabalho ficou do seguinte jeito:
Segunda-feira manhã – Atendimento a gestantes, puérperas e planejamento reprodutivo.
Terça-feira manhã – Atendimento a puericultura.
Quarta-feira manhã – Atendimento a pacientes que consomem medicamentos psicotrópicos.
Quinta-feira manhã – Atendimento a paciente hipertenso, diabéticos e outras doenças crônicas.
Quinta-feira no horário da tarde se realiza a visita domiciliar.
Sexta-feira todo o dia atendimento a demanda espontânea.
Segunda, terça e quarta-feira no horário da tarde – Atendimento a demanda espontânea.
É importante esclarecer que em todos os atendimentos existe espaço para as urgências, tendo a possibilidade de serem atendidas e também a possibilidade de realizar uma visita domiciliar fora do dia planejado para esse fim.
Com o programa desenhado anteriormente nos propusemos a melhorar o sistema de acolhimento de uma forma mais detalhada e orientadora para os pacientes, já que cada um pode ser orientado do dia de seu atendimento. Além disso se desenhou um mecanismo de intervenção para aumentar a preparação do trabalhador de saúde em relação ao acolhimento das demandas. O mesmo é apresentado a seguir:
Descrição da situação problema para o alcance do padrão. Desorganização falta de orientação e de uma correta estrutura de acolhimento as demandas. |
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Objetivo/meta Aumentar a preparação das personas encargadas de fazer o acolhimento, e desenhar um mecanismo para a organização do mesmo. |
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Estratégias para alcançar os objetivos/metas |
Atividades a serem desenvolvidas (detalhamento da execução) |
Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades |
Resultados esperados |
Responsáveis |
Prazos |
Mecanismos o indicadores para avaliar o alcance dos resultados |
Capacitação teórica do processo de acolhimento |
Palestra Aulas |
Ambiente adequado Salão |
Melhorar a qualidade do acolhimento |
Equipe básica de saúde |
01 mês |
Quantidade de membros da equipe qualificada |
Programar o acolhimento |
Desenhar um programa de acolhimento para as demandas para a atenção |
Unidade de saúde
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Alcançar um acolhimento mais organizado melhorando o acesso da população a atenção medica |
Equipe básica de saúde |
02 meses |
Quantidade de atendimentos programados e espontâneos realizados |
Afirmamos que em relação à proposta anterior, a organização e qualidade do processo de acolhimento em nossa unidade melhorou consideravelmente, alcançando um melhor acesso a todos com uma satisfação maior da população
Ponto(s)