CAPÍTULO IV TÍTULO: Analises da Atenção a saúde da criança. Crescimento e desenvolvimento na UBS Antônio Joaquin de Souza, do município Vila Flor-RN.
ESPECIALIZANDO: ARLENIS PRADE HERNÁNDEZ.
ORIENTADOR:ISACC ALENCAR PINTO.
O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, faz parte da avaliação integral a saúde da criança, propiciando o desenvolvimento de ações de promoção da saúde; hábitos de vida saudáveis; vacinação; prevenção de problemas e agravos a saúde e cuidados oportunos . A puericultura e a caderneta da Saúde da criança é uma ferramenta fundamental para seu acompanhamento, a fim de garantir uma criança saudável, de modo que, atinja a vida adulta, sem influências desfavoráveis e problemas trazidos da infância, priorizando a saúde por acima da doença .
As crianças durante seu desarrolhou atravessa por várias etapas cada uma com a suas particularidades; quando ele nasce tem seu primeiro contato com o mundo exterior, por ló qual requere de cuidados estreitos por parte dos familiares.No transcurso do nascimento ate o primeiro ano de vida tem a proteção imunológica dada pela mãe , recebe a maior parte da vacinação que protege ele no futuro ; aqui se começa a introduzir a alimentação, que traze muita preocupação por parte dos pais .
Entre primeiro e segundo ano de vida, ele começa adquirir habilidades motoras e de linguaje , ficará mais expostos as doenças de causa viral por perda da imunidade brindada pela mãe, motivo frequente de preocupação. No período de os 2 aos 6 anos e básico a formação de hábitos corretos para a vida futura, prestando-se especial atenção aos acidentes nesta etapa .
Á etapa compreendida a partir de os 6 anos ,há um incremento da atividade física e de aprendizado são frequentes as infecções respiratórias e infecciosas.Na adolescência já aparecem novos problemas relacionadas com o inicio da atividade sexual como a gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, adições, acidentes entre outras .
A apresentação acima encontra-se relacionada com a atenção a saúde da criança crescimento e desenvolvimento na unidade básica Antônio Joaquin de Souza do município de Vila flor do estado Rio Grande do Norte.
Em nossa unidade básica as consulta de puericultura são feitas pela enfermeira todas as segundas feiras no horário da manhã, onde se avalia em cada uma delas o desenvolvimento da criança; vacinação; alimentação; riscos , se existe algum problema de saúde ; então e avaliado conjuntamente o caso e tomamos a conduta mais apropriada.
Assim para realizar nossa Microintervenção, o equipe se reuniu o dia 13 de agosto 2018 para refletir sobre o tema, foram expostas os acertos e desacertos enquanto o tema em questão, chegou-se a conclusão que a principal dificuldade , e falta de responsabilidade das mães para acudir às consultas programadas de puericultura a pesar de serem informadas .
Devido a esta situação se traz ou como objetivo, fazer palestras como as mães das crianças; as segundas feiras no horário da tarde durante 5 semanas ,onde serão abordados temas de gram importância como consultas de puericultura; alimentação, vacinação; acidentes no lar, e as infecções mas frequentes nesta etapa da vida; sendo os responsáveis da atividade a enfermeira e a médica da unidade; ademais também terá a presença dos agentes de saúde. Á ideia foi aprovada por tudo e equipe referendo que ainda existem crenças das mães a serem eliminadas que atingem com o bom desenvolvimento da criança .
Temas a serem abordados:
Na primeira parte de nossa Microintervenção será abordado o tema da puericultura de forma geral . Sua importância.
Participantes: Mães das crianças, agentes de saúde
Responsáveis: Enfermeira e Médica.
Parte I: Alimentação. Aleitamento materno .Importância .Tipos de alimentos segun a idade .Vantagens.
Aqui se abordará a alimentação da criança até os 2 anos de vida ,como deve ser introdução da alimentação, sua importância, riscos e vantagens.
Participantes: Mães das crianças.
Responsáveis: Enfermeira e a Médica.
Parte ll Vacinação. Tipos Segun a idade .Importância.
Aqui abordaremos os tipos de vacinas para cada etapa da criança e a sua importância na prevenção das doenças.
Participantes: Mães das crianças.
Responsáveis: Enfermeira e Médica.
Parte III Acidentes no lar . Acidentes mas frequentes .Prevenção.
Será abordado os acidentes mas frequentes Segun a idade da criança e como prevenir eles.
Participantes: Mãe das crianças.
Responsáveis: Médica e Enfermeira.
Parte IV Infeções mas frequentes Segun idade .Prevenção.
Aqui veremos as infecções mas frequentes da criança e a forma de prevenir essas doença.
Participantes: Mães das crianças.
Responsáveis: Médica e Enfermeira.
Loading...
Ponto(s)