Título: Avaliação da atenção das crianças nos primeiros anos de vida na equipe de saúde 3 do município Afonso Bezerra
Especializando: Wendy Gutierrez Cruz Facilitador:
Tulio Felipe Vieira de Melo
O crescimento e desenvolvimento da criança é um dos perfis monitorado pelo pais e um dos atendimentos mais importantes realizados pela equipe de saúde na atenção primária de saúde. Com o objetivo de avaliar este atendimento nossa equipe realizou a microintervenção sobre essa temática.
Na reunião da equipe discutimos sobre alguns pontos abordados no questionário sobre o funcionamento da equipe nesta área. A seguir as respostas do questionário:
1. A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)? Sim. A equipe realiza as consultas de todas as crianças acompanhando e avaliando o seu crescimento e desenvolvimento até 2 anos de idade, estas consultas estão programadas mensalmente;
2. A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos? Sim. Os protocolos estão em cada um dos assentamentos em caso de dúvidas e utilizamos sempre que for necessário;
3. A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território? Sim. O registro das crianças até 5 anos está atualizado;
4. A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento? Sim. Todas as crianças têm a caderneta com os dados atualizado;
5. Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade? Sim. Sempre que fazemos a consulta de CD escrevemos as principais informações no prontuário da criança, na caderneta e na ficha espelho.
· No acompanhamento das crianças no território há registro sobre:
1. Vacinação em dia: Sim. Temos o registro de todas as crianças que são vacinadas;
2. Crescimento e desenvolvimento, estado nutricional: Sim. Temos um registro com as principais informações das crianças que realizam a consulta de CD;
3. Teste de pezinho: Sim. O teste de pezinho é realizado pela técnica de enfermagem da equipe a todos os recém-nascidos da área e registrado o procedimento na ficha espelho.
4. Violência familiar: Sim. Temos o registro com as informações pertinentes.
5. Acidentes: Sim. São registrados na ficha espelho
6. A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar): Sim. Temos um caderno que registra os casos de violência na criança e na adolescência e qual é o serviço que está fazendo o acompanhamento. ·
A equipe realiza busca ativa das crianças:
1. Prematuras, com baixo peso, com consulta de puericultura retrasada, com calendário vacinal retrasado: Sim. Realizamos busca ativa destes casos trimestralmente.
2. A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses? Sim. Desenvolve sim, mas ainda não são suficientes.
3. A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança? Sim, desenvolve sim.
As dificuldades para a realização do questionário foram o pouco tempo para a realização da atividade. Embora ainda temos que melhorar a quantidade e frequência das atividades de promoção para estes pacientes, na minha opinião nossa equipe realiza um bom acompanhamento das crianças nos 2 primeiros anos de vida. Nossas potencialidades nesta atividade constatamos que os agentes comunitários de saúde têm um amplo conhecimento das necessidades e problemas de saúde da população, isso agiliza as atividades de busca ativa que realizamos segundo programação de agenda.
Nossa equipe realiza a atenção a saúde das crianças segundo o protocolo vigente. O início se dá desde o pré-natal que está programado para ser feito mensalmente, uma consulta feita pelo enfermeiro e outra pelo médico. Após o nascimento, as consultas são programadas da seguinte maneira: 1 consulta na primeira semana de vida, esta consulta é realizada pela enfermeira, médico e técnica de enfermagem, nesta consulta avaliamos a mãe e o recém-nascido; o resto das consultas do CD ocorrem como explicamos a seguir: 1 mês, 2 meses, 4 meses, 6 meses, 9 meses e 1 ano de vida. Depois seguem 2 consultas a cada 6 meses no 2º ano de vida. Este cronograma representa a programação de consultas de pacientes aparentemente saudáveis, os pacientes com alguma patologia ou complicação são avaliados mensalmente pelo médico da equipe, além de uma consulta anual com o especialista correspondente.
Nossa equipe realiza uma atividade coletiva de CD trimestral, pois nossa agenda não tem espaço para mais. Ainda que pouco, consideramos que esta atividade é exitosa. Dividimos as atividades segundo a faixa etária: de 0-6 meses, 7-12 meses e a mais difícil de 1-4 anos de idade. Esse dia convidamos a psicóloga, fonoaudióloga e nutricionista para nos ajudar na atividade, as principais atividades são na faixa de 0-6 meses, são palestras sobre importância do aleitamento materno exclusivo e suas vantagens, acidentes mais frequentes nesta etapa da vida; de 7-12 palestras sobre incorporação da alimentação, acidentes mais frequentes nesta etapa da vida; de 1-4 anos palestras de desenvolvimento, acidentes mais frequentes nesta etapa da vida e atividades de jogos com as crianças.
Esperamos dar continuidade com essas atividades, visto que tanto os pais quantos as crianças mostraram-se muito satisfeitas. Além disso, toda a nossa equipe ficou empenhada na ação, atualizando todos os registros de acompanhamento.
Ponto(s)