1 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Crescimento e Desenvolvimento da Criança na Atenção Básica.

DELBTON FERNANDES DE ARAÚJO

ORIENTADOR: ISSAC ALENCAR PINTO

 

      A microintervenção realizada sobre o referido tema foi desenvolvida através de uma ação já existente no município onde atuo, o mesmo é o C e D coletivo, realizado no CRAS com todas as mães que participam do C e D individual na Unidade Básica de Saúde com o enfermeiro. O C e D coletivo contou com uma equipe multiprofissional sendo eles Nutricionista, Educador Físico, Enfermeiro, Fisioterapeuta e com o profissional Médico.

     Por se tratar de um município de pequeno porte de cidadãos é de fácil controle a presença das crianças nas consultas de C e D, onde quando as mesmas começam a faltar os agentes de saúde já fazem uma busca ativa do por quê aquela criança não está comparecendo a UBS juntamente com sua genitora ou responsável.

    Sempre que se faz necessário o enfermeiro encaminha alguma criança para uma consulta médica, existe alguns casos mais presentes como: crianças há alguns dias como uma forte gripe, ou uma diarreia, algum acidente doméstico, como também acompanho crianças que vêm a UBS para uma consulta diária.

    Logo após uma reunião com toda a equipe realizamos o C e D coletivo no CRAS, onde participaram dezoito (18) crianças de 3 meses até 2 anos de idade, todas acompanhadas por suas genitoras, dividimos a ação em partes, onde cada profissional dava a sua contribuição de acordo com seu conhecimento para os bebês e as mamães.

    No final de toda a microintervenção reunimos toda as mães e os bebes e indaguei quais estavam sendo as principais dificuldades até o momento enfrentadas depois da maternidade, todas relataram que é “o medo de seus bebês adoecerem”, eu como profissional médico abri uma roda de conversa com as mesmas, enfatizei que realmente todo inicio é muito difícil, principalmente para as mamães de primeira viagem, e dei orientações de cuidados para que as mesmas tentem amenizar seus bebês de adoecerem como também de acontecer algum acidente, tanto doméstico como fora de casa.

   Na roda de conversa respondi várias perguntas e a conversa fluiu intensamente, todas as mães presentes tiraram dúvidas, e eu juntamente com toda a equipe NASF respondemos juntamente, cada um com sua área e conhecimento específico. Deixamos bem claro a importância do C e D mensal até os dois anos de idade, e depois disso que a mãe compareça a UBS a cada três meses, para que toda a nossa equipe esteja acompanhando o crescimento e desenvolvimento dessa criança, e sempre ajudando as mães ou responsáveis no dia a dia das mesmas.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GURGEL, Polyanna Keitte Fernandes; TOURINHO, Francis Solange Vieira; MONTEIRO, Akemi Iwata. Collective consultation of growth and development of the child the light of the theory of Peplau. Escola Anna Nery – Revista de Enfermagem, [s.l.], v. 18, n. 3, p.539-543, 2014. GN1 Genesis Network. http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20140077.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)