1 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

A importância do Acolhimento na Atenção Básica 

DELBTON FERNANDES DE ARAÚJO

ORIENTADOR: ISAAC ALENCAR PINTO

                  De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH), o acolhimento se caracteriza como uma diretriz, na qual distingue o momento exato e local adequado a acontecer, assim fazendo parte de todos os serviços da área de saúde. Vale ressaltar que nenhum profissional específico da área é denominado para atuação do acolhimento, pois o mesmo consiste na postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, desde sua chegada ao serviço, ate a consulta médica, na responsabilização pela resolução e no reconhecimento do seu papel no processo de saúde-doença. Sendo assim, todos os profissionais da área estão designados a fazer o acolhimento, assumindo o compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde, rompendo todo e qualquer paradigma encontrado.

                  Para a realização dessa microintervenção escolhi uma simples estratégia, onde nas consultas médicas indagava aos pacientes como os mesmos estavam sendo acolhidos na UBS que estou trabalhando. Expliquei aos mesmos de forma simples que eles iriam me relatar como eram tratados ao chegar à Unidade até a consulta médica, e com esses relatos iria tomar conhecimento de como funciona o acolhimento na UBS, sendo que na maioria do tempo fico no consultório sem ter o contato direto com a recepção e triagem. Lembrando que os funcionários da Unidade já tinham conhecimento sobre o acolhimento e que os mesmos já colocavam em prática.

                 O primeiro contato do usuário na Unidade que atuo se dá na recepção e logo em seguida o usuário é encaminhado para realização da triagem com os profissionais Técnicos de Enfermagem, para então, realização da consulta médica. Pode-se notar que é bastante significativo o trabalho do acolhimento desde a entrada ate a consulta médica, pois é a partir daí que o usuário consegui obter resultados satisfatórios do seu estado de saúde/adoecimento e construir a confiança no serviço oferecido, uma vez que o mesmo busca o atendimento com finalidade de solucionar e/ou amenizar seu sofrimento seja psíquico ou físico, diminuindo os riscos e aumento da gravidade daquele determinado problema apresentado, na qual veio em busca de uma solução para seu caso. Para isso, é importante destacar que o acolhimento merece atenção especial dentro da equipe de saúde, pois é o ponto central no atendimento ao usuário, trazendo grandes benefícios aos usuários, uma vez que se é trabalhado de forma adequada, levando em conta a dignidade humana.

                  Para isso, é importante destacar que o acolhimento merece atenção especial dentro da equipe de saúde, pois é o ponto central no atendimento ao usuário, trazendo grandes benefícios aos usuários, uma vez que se é trabalhado de forma adequada, levando em conta a dignidade humana.

            É importante que o acolhimento necessite acontecer rompendo os paradigmas, o qual venha a facilitar o atendimento diminuindo a vulnerabilidade dos indivíduos, com o principio da equidade e facilitando a identificação de novos riscos.   

Logo após feito todo o levantamento das resposta/relatos feitos fiz uma breve reunião e comentei com os profissionais, alguns ficaram até surpresos, outros nem tanto, mais deixei bem claro que um simples gesto já citado a cima poderiam está fazendo uma grande diferença na porta de entrada da Unidade Básica de Saúde. Propus que essa realidade fosse mudada, sugeri que esses problemas fossem resolvidos, como também mencionei algo bem frisado nos relatos que: “um bom atendimento já melhorava bastante o nosso estado de saúde”.

            Após essa nossa reunião deixei que passasse alguns dias para retornar as perguntas feitas aos pacientes, e a mudança foi repentina, os relatos mudaram bastantes, não totalmente pois qualquer que seja a mudança ou adaptação requer tempo para ser implementada totalmente, mais o importante foi que o objetivo dessa microinterveção começou a ser plantado e colhido aos poucos, e com o passar do tempo só tenderá a melhorar, pois eu enquanto profissional juntamente com todo equipe trabalharemos arduamente para que o acolhimento em nossa Unidade Básica Francisca Belarmina da Conceição melhore a cada dia.

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)