29 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

 

Titulo

Aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento e primeiros dias de implantação do acolhimento

 

 ESPECIALIZANDA: DRA. ANELLY ARENCIBIA CABRERA

ORIENTADOR:ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO

 

 

Neste relato vou destacar minha experiência no  aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento e primeiros dias de implantação do acolhimento

         Para fazer a reunião, primeiramente, solicitei ao diretor da Unidade Básica de Saúde -UBS que convocasse toda a equipe. Reunimos todos na sala dos agentes comunitários de saúde.

Após avaliar as potencialidades e dificuldades da Equipe da UBS, com o objetivo de implantar uma melhoria na estratégia de acesso aos serviços e após discussão sobre os aspectos relacionados ao acolhimento.

Primeiramente foi discutido com a equipe qual era a estratégia de acolhimento que utilizávamos como também as dificuldades que existiam tanto na demanda programada como na demanda espontânea. Foi aberta para a equipe de saúde quais as potencialidades e os pontos que poderiam ser realizados melhorias no processo de trabalho e na atenção à saúde da população.    

O acolhimento é uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH). Ela foi criada em 2003, com intuito de gerar mudanças necessárias na atenção à saúde (BRASIL, 2004).

O acolhimento aos usuários que procuram a UBS encontra-se deficiente, a população chega para o atendimento bem cedo, a área da recepção fica lotada de usuários que não estão agendados para consulta no dia, sendo muitos encaminhados para consulta medica em caráter de urgência sem ter essa necessidade, outros usuários só aguardam para receber informações e esperam horas para ser atendidos e receber as informações que estão precisando.

Acolher a população é uma tarefa bastante difícil para os profissionais, principalmente, quando se trata de pessoas doentes, o trabalho de conscientização da população é bastante importante pois evita que eles não fiquem chateados com a equipe, caso ele não seja atendido, criando um elo entre a população e a unidade básica de saúde.

A equipe desenvolveu um cronograma estratégico buscando atender da melhor forma a população, onde encaixamos os programas descritos pelo ministério da saúde.

Primeiramente, houve uma capacitação para os profissionais da UBS para garantir uma melhor prática de acolhimento mesmo assim não impediu o surgimento das dificuldades porque apenas uma capacitação não garante o desempenho dos profissionais da saúde para um adequado acolhimento na população por isso tomamos como acordo oferecer capacitações aos profissionais pelo menos uma  vez ao mês. 

Para a implementação do acolhimento apresentamos dificuldades iniciais como desconhecimento de recursos elementares para implementar o processo pelos trabalhadores da equipe e população;  falta de compreensão dos pacientes em quanto ao agendamento das consulta pela necessidade real de suas condições de saúde e não por um ordem de chegada.

Sendo necessária mais orientações dos pacientes a palestras e encontros de interação para melhor entendimento deste processo.

Com essas medidas conseguimos um agendamento mais confortável e diminuir as filas existentes. E proporcionar atendimento de melhor qualidade para a demanda espontânea reduzindo a espera para o atendimento.

Assim, o paciente ao chegar à unidade, a equipe acolhe, avalia e encaminha para a sala correspondente de acordo com necessidade do mesmo. O atendimento pode ser tanto para o consultório médico, de Enfermagem ou Odontológico. Outro ponto em que trabalhamos é priorizar o retorno aos pacientes que realmente precisam.

Mediante essa atividade de intervenção, almejamos trazer grandes benefícios para a população. Apesar de todo o trabalho e o esforço, aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento melhorou muito os atendimentos.

Referências

 

 

BRASIL. Ministério da Saúde. HumanizaSUS: política nacional de humanização: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

 

 

 

 

 

 

 

 

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