29 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

CAPITULO V:

TITULO: MELHORIA DO ATENDIMENTO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA MENORES DE 6 MESES

ESPECIALIZANDO: LEONARDO PEREIRA DOS SANTOS

ORIENTADORA: MARIA BETÂNIA MORAIS DE PAIVA

COLABORADORES:

ENFERMEIRA: GISLAYNE

TÉCNICA DE ENFERMAGEM: THALITA

ACS´S: SRA. DAGUIA, SRA. FRANCISCA, GICELIA, ANA, CASSIA JACKELINE.

 

Dando início nesta temática de Atenção à Saúde da Criança levando em consideração aspectos relativos ao Crescimento e Desenvolvimento (CD) realizada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) por meio da Equipe de Saúde da Família (ESF) Marlene Ricardo direcionado as crianças menores de 2 anos um público vulnerável que em alguma situações sofrem maus tratos, agressões físicas e verbais, podemos constatar que a abordagem à saúde da criança requer um olhar mais ampliado visto que são dependentes das pessoas que as rodeiam. Nesse sentido, demostramos as ações realizadas de acordo com as recomendações do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ/AB na tabela a seguir;

.

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

 

 

SIM

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

 

 

SIM

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

 

 

NÃO

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

 

 

SIM

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

 

 

SIM

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

SIM

 

Crescimento e desenvolvimento

SIM

 

Estado nutricional

SIM

 

Teste do pezinho

SIM

 

Violência familiar

SIM

 

Acidentes

SIM

 

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

 

 

SIM

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

SIM

 

Com baixo peso

SIM

 

Com consulta de puericultura atrasada

 

NÃO

Com calendário vacinal atrasado

 

NÃO

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

 

 

SIM

 

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

 

 

 

 

NÃO

 

Nossa UBS realiza o acompanhamento de todas as crianças em nosso território visando um bom crescimento que de acordo com módulo em estudo a Atenção à saúde da criança consiste em um processo dinâmico e contínuo, expresso pelo aumento do tamanho corporal e um bom desenvolvimentoque expressa uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que inclui, além do crescimento, maturação, aprendizagem e aspectos psíquicos e sociais.

A busca desses Recém Nascidos (RN) é realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sendo cada um é responsável por sua microárea que orientam nas visitas domiciliares levar seus bebês à unidade de saúde nas quartas feiras pela manhã que é o dia que realizamos o CD.O acolhimento é feito pela enfermeira e encaminhado ao médico da unidade se for a primeira consulta do CD para avaliação da amamentação ou dificuldade do aleitamento materno, ganho de peso, ganho de massa cerebral, ganho na estatura, vemos também, o desenvolvimento psicossocial e exame físico geral, também solicitamos, o teste do pezinhoque é utilizado para rastreio de doenças congênitas como: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e outras hemoglobinopatias e fibrose cística, teste da orelhinha para rastreio de doenças auditivas, já o teste do olhinho e coraçãozinho é realizado antes da alta hospitalar. A partir da segunda consulta para CD o atendimento é intercalado com a enfermeira.

Para avaliação de crescimento utilizamos as curvas de crescimento disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS) na caderneta de saúde da criança, através do índice antropométrico que contempla crianças de 0 – 5 anos.

As medidas antropométricas são utilizadas de acordo com o sexo masculino ou feminino

Utilizando do escore – Z como referência, observamos;

  • Peso para Idade
  • Estatura para Idade
  • IMC para Idade
  • Comprimento ou estatura para Idade

Para essas medidas avaliativas fazemos uso dos dados do Recém Nascido (RN) disposto na caderneta como;

  • Peso
  • Perímetro Cefálico
  • Comprimento
  • Índice de Massa corpórea (IMC)

Verificamos também o desenvolvimento psicossocial, motora e calendário vacinal de cada RN de acordo com a idade segundo a tabela a baixo:

 

Encerramos o atendimento médico fornecendo as últimas orientações, interrogando  se ficou alguma dúvida e se entendeu o que foi explicado e recomendado, agendando retorno com 30 dias.

Nossa equipe propõe uma melhor abordagem de nossas crianças para garantir um bom crescimento e desenvolvimento, revisando os critérios do Ministério da Saúde (MS) tais como: uma melhor abordagem do desfecho gestacional e parto, implantar o 5º dia de saúde integral da mãe e do bebê e garantir seus objetivos, explicando os sinais de perigo em menores de 2 anos para os responsáveis e salientar os 10 passos de uma boa alimentação.

Com o passar do tempo esperamos que essas medidas sejam ampliadas por meio do  CD coletivo, grupo de aleitamento, saúde do bebê até os seis (6) meses.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)