27 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Ações de Controle de HAS na Unidade de Saude Vista Verde em Natal

 Autor: Alejandro Alberto Minaya Rivertt

Orientadora:  Maria Helena Pires Araujo Barbosa

A equipe de saúde 78 da Unidade de Saúde da Família (USF) Vista Verde fez grupos coletivos para abordar a importância do controle da pressão arterial e a glicemia em indivíduos hipertensos e diabéticos. Pudemos identificar que nessa comunidade os usuários chegam com Pressão Arterial (PA) e glicemia fora dos padrões considerados normais.

A comunidade da área 78 da unidade de Vista Verde não realizava nenhum tipo de reunião pois não havia médico para o cuidado da  mencionada área. Portanto começamos a realizar reuniões mensais com grupos de usuários para a orientação sobre o cuidado da hipertensão e da diabetes, tentando dessa forma diminuir as complicações das doenças. Com estas reuniões queremos orientar informar e sensibilizar aos usuários para melhoria da sua saúde e aumentar a qualidade de vida na comunidade, também queremos realizar outros grupos terapêuticos para comunidade para orientações de outros problemas identificados na comunidade, como infeções de pele resultantes da Escabiose. O objetivo desta micro intervenção é diminuir as taxas de complicações resultantes da hipertensão e diabetes resultantes da falta de orientações, comunicação e desconhecimento do próprio usuário.

 

Foto:   Equipe numero 78 

 

A micro-intervenção foi feita da seguinte forma: separamos grupos de indivíduos hipertensos e diabéticos e os chamamos para participar de uma reunião que ia ter na unidade de saúde com direito a um lanche coletivo com outros usuários que também eram portadores da mesma doença. No dia da reunião os usuários começaram a chegar desconfiados achando que era só uma palestra, mas a nossa equipe queria fazer uma coisa diferente, então fizemos um lanche que foi baseado em frutas naturais. Utilizamos cartolina, lápis de cor balões e colocamos vídeos animados para melhor acolhimento da comunidade participante.

A reunião iniciou com uma conversa mais animada com os usuários. Um dos agentes comunitários de saúde da nossa equipe é formado em nutrição. Desta forma, ele abordou a importância da alimentação adequada para indivíduos hipertensos e diabéticos. A maioria das pessoas queria saber que tipos de alimentos elas podem consumir e quais não são recomendados. Posteriormente a enfermeira falou sobre a importância do controle periódico da pressão arterial e da glicose que eles devem seguir por ser portadores da hipertensão arterial e diabetes, convidou eles a fazer controles na unidade nos horários de atendimento da unidade de saúde

Foto: reuniao com os pacientes

Em seguida foi o médico da equipe que falou sobre a importância do uso adequado dos medicamentos para o controle dessas doenças. Foram abordados os riscos do abandono do tratamento. Muitos usuários relataram que deixavam de tomar o medicamento por acharem que o fato de tomar por muitos anos o mesmo remédio podia fazer mal ao organismo deles. Outros disseram que não realizavam o tratamento pela indisponibilidade de medicamento fornecido pelo Sistema Único de Saúde; Pela ausência de médico na área para renovação da receita; E outros simplesmente por que esqueciam de tomar.

Ao final da reunião a equipe convidou a todos os usuários presentes a participar de um grupo que a unidade de saúde tem que se chama Grupo da Caminhada. A caminhada é realizada 3 vezes por semana com os usuários e é composto em sua maioria por idosos, indivíduos com diagnóstico de hipertensão e/ou diabetes e com sobrepeso.

A equipe considerou que houve melhoria sobre a falta de informação aos usuários da unidade de saúde, visto que o estilo de vida e o tipo de alimentação podem aumentar os riscos de progressão da doença. Sendo assim, espera-se que os indivíduos coloquem em prática todas as orientações fornecidas durante a reunião, uma vez que a equipe percebeu percebeu  que muitos indivíduos eles não sabiam o motivo pelo qual tomavam os medicamentos, uma vez que muitos deles não sabem ler, dificultando o conhecimento sobre o que eles estão sendo medicados. 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)