27 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

 

ESPECIALIZADA: RAIANA MACIEL MIRANDA

ORIENTADORA: DANIELE VIEIRA DANTAS

 

            O crescimento e desenvolvimento ocorre de forma progressiva e desacelerada, sendo nos primeiros dois anos de vida o período onde se torna mais intenso esse processo. Desse modo, o cuidado e acompanhamento do desenvolvimento neurológico, físico, antropométrico e prevenção de doenças é fundamental para fornecer uma boa atenção à saúde. Uma criança saudável tem grandes chances de manter-se um indivíduo saudável na vida adulta.

            Pensando nisso, em reunião de equipe, refletimos sobre algumas questões em relação a nossa atenção a criança. Percebemos várias fragilidades nesse ponto. No meu serviço, apenas a enfermeira tem a agenda programada para realização da puericultura, sendo encaminhada para o médico apenas quando apresentar algo que demande avaliação especializada. Outro ponto é o não preenchimento adequado da caderneta da criança, bem como a não utilização de alguns protocolos, como o da suplementação de ferro para crianças menores de dois anos.

            Assim, diante das fragilidades encontradas, percebemos que a questão dos protocolos de suplementação de ferro seria algo que poderíamos atuar de forma mais imediata. É uma demanda que não se restringe apenas a minha equipe, então resolvemos ampliar a intervenção para as demais equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS). Dessa forma, aproveitando a atualização realizada neste ano pela Sociedade Brasileira de Pediatria em que foi lançado  nova diretriz “CONSENSO SOBRE ANEMIA FERROPRIVA: MAIS QUE UMA DOENÇA, UMA URGÊNCIA MÉDICA!” elaboramos uma cartilha orientando a suplementação de ferro e distribuímos para as enfermeiras e médicos da UBS, a fim de que estejamos a par nas novas atualizações, bem como reforçamos a importância da prevenção e tratamento da anemia ferropriva.

CONSENSO SOBRE ANEMIA FERROPRIVA: MAIS QUE UMA DOENÇA, UMA URGÊNCIA MÉDICA!

Dados:

Sulfato ferroso = 20% de ferro elementar

1ml = 20 gotas

 

Situação

Recomendação revisada

Recém-nascidos a termo, de peso adequado para a idade gestacional em aleitamento materno exclusivo ou não

1 mg de ferro elementar/kg peso/dia a partir do 3º mês até 24º mês de vida

Recém-nascidos a termo, de peso adequado para a idade gestacional em uso de menos de 500mL de fórmula infantil por dia

1 mg de ferro elementar/kg peso/dia a partir do 3º mês até 24º mês de vida

Recém-nascidos a termo com peso inferior a 2500g

2 mg/kg de peso/dia, a partir de 30 dias durante um ano. Após este período, 1mg/kg/ dia mais um ano

Recém-nascidos pré-termo com peso entre 2500 e 1500g

2 mg/kg de peso/dia, a partir de 30 dias durante um ano. Após este prazo, 1mg/kg/dia mais um ano

Recém-nascidos pré-termo com peso entre 1500 e 1000g

3 mg/kg de peso/dia, a partir de 30 dias durante um ano. Após este período, 1mg/kg/ dia mais um ano

Recém-nascidos pré-termo com peso inferior a 1000g

4 mg/kg de peso/dia, a partir de 30 dias durante um ano. Após este período, 1 mg/kg/ dia mais um ano

Tratamento anemia ferropriva

3 a 5 mg/kg/dia de ferro elementar para crianças por mínimo de oito semanas

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria, 2018.

 

            Outro ponto abordado, foi o estabelecimento de duas consultas semanais na agenda do médico para atender os casos de puericultura, já que o número de crianças na minha área é reduzido, sendo a marcação realizada pela enfermeira.

            Assim, a atividade foi muito importante para identificarmos nossas fragilidades e potencialidades. É muito clara a necessidade de uma melhor assistência a esse período tão importante da vida de um indivíduo, especialmente enfatizar a importância do aleitamento materno desde o pré-natal e sua manutenção, promoção de uma alimentação saudável e minimização do tempo de tela em celulares, computadores, televisões e incentivar a prática de atividades físicas recreativas.

É durante a infância e adolescência que o indivíduo criará seus hábitos para a vida adulta. Então devemos sempre acompanhá-los a fim de garantirmos a atenção à saúde e prevenção de doenças na infância.

 

REFERÊNCIA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Consenso sobre anemia ferropriva: mais que uma doença, uma urgência médica! Rio de Janeiro: SBP, 2018.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)