26 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA COM UMA BOA ALIMENTAÇÃO E CUIDADO DAS CRIANÇAS NA UNIDADE DE ATENÇÃO BASICA PANATIS DO MUNICIPIO MARCELINO VIEIRA

 

ESPECIALIZANDA: LISIBEL GUERRERO GONZALEZ

ORIENTADORA: DANELE VIEIRA DANTAS

COLABORADORES: LAESSIA LIZIANNE DE PAIVA E MARIA APARECIDA FARIAS

 

O Crescimento e Desenvolvimento (CeD) das crianças é uma das ações de maior importância para uma equipe de saúde, uma vez que do CeD depende o futuro da infância. Tendo em vista isso e como proposto para esta microintervenção, o primeiro passo foi realizar uma reunião na qual foram respondidas questões sobre atenção a infância na Unidade Básica de Saúde, conforme abaixo.

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consultas de puericultura nas crianças de até dois anos (CD)

X

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos

X

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território

X

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento

X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes na unidade

X

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

X

 

Crescimento e desenvolvimento

X

 

Estado nutricional

X

 

Teste do pezinho

X

 

Violência familiar

X

 

Acidentes

X

 

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)

X (1)

 

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

X

 

Com baixo peso

X

 

Com consulta de puericultura atrasada

X

 

Com calendário vacinal atrasado

X

 

A equipe desenvolve ações de promoção de aleitamento materno exclusivo para crianças até 6 meses

X

 

A equipe ações de estimulo á introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos 6 meses das crianças

X

 

       

 

Depois de responder as questões, nossa equipe chegou a conclusão que temos poucas dificuldades e um bom acompanhamento das crianças, uma vez que as ações são realizadas em conjunto e conta com a participação toda a equipe, cada um desenvolvendo a sua função especifica.

A UBS possui agenda de planejamento das consultas de CeD e acompanhamento; realiza anotações de dados coletados nas fichas de prontuário individual e na ficha espelho; programa consultas de forma intercalada, alternando consultas médicas e com a enfermeira; há cada três meses dispõe de consulta conjunta e de visitas domiciliares para avaliar o ambiente de vida da família e ter maior informação sobre a necessidade de orientação para a próxima consulta.

Na UBS, destaca-se também o acompanhamento odontológico, uma vez que a maioria das mães chegam com dúvidas sobre a dentição de seus filhos, como fazer uma adequada limpeza da língua, entre outras questões. Nesse sentido, o odontólogo realiza, uma vez ao mês, estas orientações para as mães, sendo uma forma de incluir toda a a equipe no acompanhamento infantil.

Atualmente, nossa área tem um total de 17 crianças, das quais 16 têm um ótimo acompanhamento. Uma das crianças, a equipe continua realizando ações para incorporar ao CeD, pois o pai nega-se a permitir que a mãe leve a consulta, o que acarreta em atraso vacinal. Essa negativa ocorre devido a uma reação vacinal que a criança apresentou quando a UBS era composta por outra equipe, entretanto agora o pai tem se aberto ao diálogo e temos a esperança de incorporar novamente ao CeD e recuperar as vacinas.

Quanto ao registro de violência familiar, temos um caso de uma criança de 12 anos que foi vítima de abuso por parte do tio. O fato foi denunciado a polícia e a equipe faz acompanhamento conjuntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Conselho Tutelar do município.

Além disso, nossa equipe realiza atividades mensais de promoção e prevenção sobre aleitamento materno, boa alimentação das crianças e higiene na preparação de alimentos para prevenir a aparição de outras doenças, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças de nossa área. Neste mês realizamos a Matriz de Intervenção abaixo para nortear a ação educativa.

PERFEITURA MUNICIPAL DE MARCELINO VIEIRA – RN

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SESAU

UBS PANATIS

Descrição do Padrão:  a equipe de Atenção Básica realiza palestra de capacitação para as famílias de crianças da área de Panatis sobre alimentação e cuidados das crianças.                                    

Descrição da situação-problema para o alcance do padrão: deficiência de conhecimento das famílias e a comunidade sobre alimentação e cuidados das crianças.

Objetivo/Meta: aumentar o conhecimento das famílias e a comunidade sobre alimentação e cuidados das crianças.

1. Estratégias para alcançar os objetivos/metas:

Aumentar o conhecimento das famílias sobre alimentação e cuidado das crianças.  

  • Atividades a serem desenvolvidas (detalhamento da execução):

Realizar palestra com orientações sobre alimentação e cuidado das crianças. 

  • Recursos necessário para o desenvolvimento das atividades:

Pessoal qualificado, material explicativo e projetor multimídia.

  • Resultados esperados:

Melhorar a qualidade de vida das crianças com uma adequada alimentação e com os cuidados necessários

  • Responsáveis:

Médico, enfermeira e odontólogo da UBS

  • Prazo:

1 semana

  • Mecanismo e indicadores para avaliar o alcance dos resultados:

Evolução do crescimento e desenvolvimento das crianças nas consultas e satisfação das famílias.

 

Durante o desenvolvimento da atividade não existiu dificuldade e as potencialidades foram que nossa equipe trabalha da forma correta. Nosso objetivo é terminar de incorporar a criança que tá faltando ao CeD, além de continuar levando um bom acompanhamento ao resto das crianças.

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)