26 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TÍTULO: MICROINTERVENÇÃO EDUCATIVA DIRIGIDA A MELHORAR A ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NA UBS DR° JOSÉ MEDEIROS.

ESPECIALIZANDO: YOSIEL OLIVA PÉREZ

ORIENTADOR: TULIO FELIPE VIEIRA DE MELO

            Ações de saúde desenvolvidas pela Atenção Básica de Saúde são fundamentais, sobretudo, as dirigidas à atenção pré-natal que iram resultar em crianças mais saudáveis. Sendo a criança o produto final de uma gravidez e constituindo seu crescimento e desenvolvimento um tema de muita importância, é que nossa Equipe Básica de Saúde (EBS) realizará uma microintervenção dirigida a avaliar ações preconizadas pelo Programa de Melhora à Atenção Qualificada na Atenção Básica (PMAQ/AB).

            No dia 6 de agosto do presente ano na Unidade Básica à Saúde (UBS): Drº José Medeiros, realizamos uma reunião com a participação de 8 funcionários (administradora, agente comunitário de saúde (ACS), técnicas de enfermagem, enfermeiro e médico) no expediente da tarde. A equipe decidiu começar primeiro dando respostas às ações preconizadas pelo PMAQ/AB.

            Seguindo os critérios do PMAQ, nossa equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento), utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos, possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território, utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento, além de ter espelho das cadernetas de saúde da criança e outras fichas com informações equivalentes.

            Também temos registros do acompanhamento das crianças do território, tais como: vacinação em dia, crescimento e desenvolvimento, estado nutricional, testes realizados na triagem neonatal, violência familiar, acidentes e acompanhamos de casos de violência familiar se tivéssemos conjuntamente com os profissionais de outros serviços como o CRAS e conselho tutelar (Anexo V).

            A equipe realiza outras ações na busca ativa das crianças com prematuridade, baixo peso e calendário vacinal atrasado. Também desenvolvemos ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses e estímulo à introdução de alimentos saudáveis, além do aleitamento materno continuado a partir dos seis meses. Só não fazemos busca ativa das consultas de puericultura atrasadas. 

            Em nossa UBS a atenção à saúde da criança começa pela visita domiciliar da ao recém-nascido nos primeiros sete dias de sua chegada na área, o que é informado pelo ACS. Após realizar essa visita domiciliar, são agendadas as consultas subsequentes na UBS. Já na Unidade de Saúde as consultas se realizam pelo Enfermeiro nas segundas-feiras de manhã e com o médico nas quartas-feiras de manhã.

            Durante a avaliação das ações realizadas pela equipe de saúde foram respondidas todas as questões, sendo identificadas como potencialidades o amplo trabalho da equipe e o comprometimento com a população de abrangência, sendo a articulação com a equipe ótima. Também foi identificada como dificuldade a não constância de um registro de consultas de puericultura atrasadas.

            A equipe desenvolve atividades que consideramos exitosas tais como: palestras às mães das crianças da faixa etária de zero a dois anos de vida sobre aleitamento materno, alimentação complementar além de outros temas de interesse. Também foram realizadas atividades de pesquisa do estado nutricional das crianças em idade escolar de forma multiprofissional.  

            Consideramos que poderiam ser feitas mais ações pela equipe dirigidas à saúde das crianças, como por exemplo trabalhar em realizar consultas de crescimento e desenvolvimento coletivo com ajuda do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Aspecto que foi identificado como dificuldade.

            Mas temos potencialidades porque contamos com funcionários qualificados para continuar trabalhando em melhorar a atenção à saúde das crianças. Esta microintervenção foi de elevado impacto já que permitiu que a equipe podia melhorar ainda mais seu trabalho.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)