22 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO E ASSISTÊNCIA A SAÚDE DA CRIANÇA NA ATENÇÃO BÁSICA

ESPECIALIZANDO: MAYLIN AROCHE RAMIREZ

ORIENTADORA: DANIELE VIEIRA DANTAS

A assistência a saúde da criança é de suma importância em todos os âmbitos da atenção, e sendo a Unidade Básica de Saúde (UBS) a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), esse cuidado deve ser prestado de forma eficaz e com qualidade (BRASIL, 2002).

Sabendo-se que na Estratégia de Saúde da Família (ESF) há programas definidos para cada grupo populacional, existe o atendimento voltado as crianças, a puericultura, onde faz-se a avaliação do crescimento e desenvolvimento. Nesse atendimento as crianças são avaliadas de forma integral, de acordo com sua idade (BRASIL, 2002).

O Ministério da Saúde recomenda que sejam realizadas sete consultas de rotina no primeiro ano de vida da criança, a primeira deve ser feita logo na primeira semana de vida, seguida no 1º mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês e 12º mês. Para o segundo ano é recomendado duas consultas, no 18º mês e 24º mês. A partir do segundo ano de vida, as consultas serão realizadas próximo ao aniversário da criança (BRASIL, 2002).

A importância de o atendimento a criança iniciar na primeira semana de vida dar-se principalmente para a criação do vínculo e interação dos profissionais da saúde com o bebê e sua família. Na oportunidade, é importante avaliar a criança, bem como a mãe e o ambiente familiar no qual essa criança está inserida. É preciso que a mãe e os familiares sejam orientados a respeito do cuidado com o recém-nascido e todos os aspectos relacionados ao seu desenvolvimento (BRASIL, 2002).

Na Unidade Básica de Saúde de Frutilândia II, o acompanhamento das crianças é feito de acordo com o que é preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), as consultas são realizadas nas faixas etárias descritas anteriormente e nos casos de crianças que necessitam de uma atenção maior, essas consultas são mais frequentes.

As consultas de Crescimento e Desenvolvimento (CeD) são iniciadas na primeira semana na ocasião da visita puerperal, as consultas subsequentes são agendadas de forma alternada para a enfermeira e a médica.

No atendimento da Puericultura, é utilizado a caderneta de saúde da criança para avaliar o peso, estatura e perímetro cefálico da criança, graças a isso podemos acompanhar as mudanças que ocorreram em as crianças permitindo um melhor controle de seu desenvolvimento assim como o estado nutricional. Também é feito a avaliação da caderneta vacinal para que assim a mãe seja orientada a fazer as vacinas da criança, caso estejam atrasadas.

Além do CeD com a médica e a enfermeira, nesta microintervenção foi planejada a realização de um atendimento coletivo, para isso, foram marcadas um número maior de crianças para esse dia. Participaram deste momento a médica, a enfermeira e a dentista.

A consulta coletiva foi bastante participativa e as mães gostaram bastante, além das dúvidas tiradas pelos profissionais da atenção básica, houve também uma troca de experiências entre as próprias mães. Tentamos conseguir uma maior interação e confiança entre a família e a equipe de trabalho, pois anteriormente não havia adequadamente.

O que se conseguiu até agora foi graças ao trabalho com amor de todos, uma vez que a assistência de qualidade não é somente atribuição de médicos e enfermeiros e sim todos. O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), dignos de reconhecimento, é de extrema importância, principalmente no cadastro das crianças, com todos os dados atualizados e mantendo o fluxo de informações entre a equipe de trabalho e a família.

Nosso trabalho é desenvolvido em uma população com baixo nível econômico e de escolaridade, trazendo consigo muitos problemas sociais, consumo de drogas, mães adolescentes sem trabalho e às vezes sem um parceiro estável, além disso as condições higiênicas das casas geralmente não são ideais.

Nessa perspectiva, o tema da amamentação materna tem sido uma luta importante para que todos compreendam a importância desse leite para o bebê. Palestras são realizadas explicando os benefícios do aleitamento, para que um maior número de mães não abandone a amamentação em idade precoce, bem como a importância da introdução alimentar na idade correta.

Outro tema bastante debatido entre a comunidade, diz respeito aos acidentes com crianças. Ação que já colhe frutos, uma vez que o número de eventos desta natureza tem reduzido, porém ainda se percebe casos de queimaduras e ingestão de medicamentos mal controlados pelos pais e outros membros da família.

Por fim, ressaltamos que nosso objetivo fundamental é melhorar a qualidade de vida das crianças para reduzir a morbidade e mortalidade nessa idade e neste sentido precisamos dar continuidade a este belo trabalho feito por toda equipe.

REFERÊNCIA

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)