Micro intervenção Saúde nas crianças, crescimento e desenvolvimento
Aluno: Luvy Esther Triana Pérez
Facilitador Pedagógico: Cleyton Cezar Souto Silv
O crescimento e desenvolvimento da criança é o principal indicador de suas condições de saúde. Assim, o Ministério da Saúde prioriza seu acompanhamento desde o nascimento até os dez anos de idade na atenção básica, por meio da consulta de puericultura, buscando detectar precocemente alterações no crescimento e desenvolvimento da criança para evitar complicações (BRASIL, 2002).
O crescimento, de um modo geral, é considerado como aumento do tamanho corporal, que cessa com o término do aumento em altura. Assim, para avaliar o crescimento infantil é preciso realizar a mensuração e o acompanhamento das medidas antropométricas da criança, tais como: peso, estatura, perímetro cefálico e torácico, relacionando-os entre si(BRASIL, 2002).
Em relação ao desenvolvimento, pode ser entendido como mudança e expansão graduais; progresso dos estágios mais simples aos mais avançados de complexidade; surgimento e expansão das capacidades do indivíduo por meio do crescimento, da maturidade e do aprendizado (LIMA, 2012).
A alimentação é o grande combustível que permite gerar energia para o crescimento e desenvolvimento, garante o funcionamento adequado de todas as nossas funções metabólicas, a respiração, circulação, e formação de hormônios, células e tecidos. O leite materno é um alimento exclusivamente para o bebe. Assim sendo, contem todos os nutrientes, proteínas, açúcar, gorduras e vitaminas que o pequeno necessita por seis meses para crescer e se desenvolver com saúde. (PEIXINHO, 2007)
Para nos como profissionais da saúde é de vital importância uma boa qualidade de vida em toda população de nossa comunidade, pois nos temos a função de promover saúde e orientar a todos os membros das comunidades sobre o vital de uma alimentação adequada, sobre tudo nas crianças já que hábitos alimentícios incorretos podem acarrear doenças per judiciais para a saúde como desnutrição, obesidade, anemia entre outras, ademais de ocasionar transtornos no crescimento e desenvolvimento das crianças. Nossa equipe de trabalho realiza ações em na comunidade para promover hábitos de vida e alimentação saudáveis e prevenir desnutrição, obesidade ou qualquer outra doença que possa aparecer em nas crianças devido a uma alimentação e nutrição incorretas.
Os profissionais de nossa UBS como a nutricionista, enfermeiros e agentes comunitários realizam ações promocionais de saúde para assim prevenir doenças que são conseqüência de hábitos alimentícios deficientes ou incorretos, em todas as escolas do município e outras comunidades. Também orientam professores e pais das crianças sobre como fazer uma dieta adequada ademais de orientar a importância de cumprir com o esquema de vacinação e assim prevenir múltiplas doenças.
Pela importância que esta questão tem nossa equipe de saúde, realizamos palestras varias vezes por semana a grávidas e puérperas enfatizando sobre a importância do aleitamento materno que deve ser exclusivo até os primeiros meses de vida e também como devem cumprir as orientações medicas sobre a introdução do esquema de alimentação em crianças depois dos seis meses de vida ademais de manter o aleitamento materno.
Nossa equipe de trabalho se reuniu para a elaboração destamicrointervenção onde se analisaram aspectos relacionados com a busca ativa de crianças com baixo peso ao nascer, antecedentes de prematuridade e outras como demoram em consultas de puericultura em nossa área de saúde.
As questões do questionário foram analisadas em sua totalidade fazendo ênfase em aquelas questões com dificuldade em nossa UBS. Com a realização deste trabalho nossa equipe de saúde aprendeu sobre o vital de um seguimento adequado das crianças, ademais de todos os aspetos que devem ser analisados e orientados em nas consultas de puericultura.
Entre as fragilidades encontradas temos que em nosso município existem comunidades localizadas no interior, de difícil acesso e as famílias que ali moram tem em orações uma pobreza extrema, em orações não tem como acedera os serviços de saúde e em muitos casos as grávidas nãoassistem a consulta pré-natal, também ocorrem partos não institucionais, e em alguns casos nascem crianças prematuras e com baixo peso. Também não contamosem nosso município com o serviço de pediatria e nossas crianças em a maioria dos casos não são avaliadas por esta especialidade medica.
Como potencialidade na realização desta microintervenção temos que nossa equipe de saúde confecciona um cronograma de todas as consultas de puericultura das crianças de nosso município, a primeira visita domiciliar é feita nos primeiros sete dias após do nascimento do bebe e as consultas com a nutricionista são feitas a todas as grávidas com o objetivo de orientar adequadamente sobre sua alimentação e prevenir crianças com baixo peso ao nascer, também se realizam consultas de nutrição a crianças com peso deficiente para orientar como fazer uma alimentação adequada e promover modos e estilos de vida saudáveis.
Entre as mudanças advindas desta microintervenção temos pretendemos melhorar a qualidade de vida de nossas crianças promovendo modos e estilos de vida saudáveis, garantir consultas integrais de puericultura para todas as crianças por os profissionais capacitados para isso e também realizar ações de saúde em as diferentes comunidades com o objetivo de promover estilos de vida saudáveis euma alimentação adequada para assim prevenir a prematuridade, baixo peso ao nascer e a aparição de doenças em crianças como anemia, desnutrição, obesidade. Ademais de levar a cabo uma capacitação continua de todo o equipe de saúde para brindar uma atenção adequada e de qualidade a nossas crianças.
Ponto(s)