16 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Curso de Especialização em Saúde da Família (PEPSUS) 

Especializando: MARCOS JOSÉ DE OLIVEIRA LIMA

Orientadora: DANIELE VIEIRA DANTAS

 

 

 RELATO DE EXPERIÊNCIA I

Observação na unidade de saúde

 

CONHECENDO O TERRITÓRIO E A UNIDADE DE SAÚDE

 

 

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Sebastião, localizada no município de Nova Cruz, Rio Grande do Norte (RN), pode ser concebida como de Porte I, sendo composta por uma área de recepção e prontuários, que abriga aproximadamente 20 indivíduos, dois banheiros públicos (embora um esteja em manutenção há algum tempo, sem funcionar), dois consultórios indiferenciados, um consultório diferenciado e um consultório de odontologia. A equipe é composta por um médico da Estratégia Saúde da Família (ESF), sete Agentes Comunitários de Saúde (ACS), um enfermeiro da ESF, um cirurgião dentista, um Técnico em enfermagem e um auxiliar em saúde bucal.

A Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica (AMAQ) pontua os diversos critérios em uma escala de pontuação de 0 a 10. Sendo que a nota é dada baseado na qualidade esperada dos serviços de saúde. Na AMAQ, são consideradas as dimensões: Gestão Municipal de Saúde, Gestão da Atenção Básica, Unidade Básica de Saúde, e Perfil, processo de trabalho e Atenção Integral a Saúde (BRASIL, 2012).

Após a aplicação da AMAQ na USF, foram encontrados vários padrões em não conformidade, cujos mais relevantes foram sintetizados no Quadro 1.

 

Quadro 1. Indicadores da AMAQ da USF São Sebastião.

PADRÃO

PROBLEMA ENCONTRADO

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

3.6 Considerando a instalação física, a USF possui, em todos os seus ambientes, condições adequadas para o desenvolvimento das ações básicas de saúde.

Os consultórios são pequenos, sem ventilação adequada, o banheiro masculino encontra-se interditado, e os cômodos em geral são reduzidos.

Solicitar junto à prefeitura obras de readequação, compra de ar condicionado e/ou ventiladores que melhorem a ventilação.

3.13 Os ACS dispõem de outros equipamentos para o trabalho externo (Dentre esses equipamentos, podem constar calçados, protetor solar, sombrinhas ou guarda-sol).

Não existem equipamentos suficientes, os ACS não dispõem de protetor solar, ou ganham itens como calçados, ou guarda-sol, cada um compra com seu dinheiro.

Solicitar junto à prefeitura itens necessários.

3.19 O deslocamento dos profissionais da SF para realização das atividades externas programadas é realizado em veículo da SMS.

Nem sempre a SMS disponibiliza o veículo, o que atrasa as visitas domiciliares, ou em alguns casos inviabiliza as mesmas.

Solicitar a disponibilização do veículo junto à coordenação da AB.

3.20 A USF dispõe de equipamentos eletrônicos para atividades educativas

Não. Apenas panfletos.

Solicitar a compra de DVD’s, Televisão, e Som para otimizar a promoção da saúde e prevenção de agravos a partir de práticas educativas.

4.2 A visita domiciliar é uma atividade sistemática e permanente de todos os membros da ESF.

Raramente o médico se desloca na visita domiciliar por sobrecarga na agenda.

Estabelecer uma meta mensal de visitas domiciliares para os médicos

4.10 A ESF possui registros de aspectos variados do território e sua população

Os dados da ESF são fragmentados e inconsistentes. Apenas hipertensos e diabéticos possuem cadastros recentes.

Realizar busca ativa e cadastro de pacientes em uso de medicação controlada, gestantes, puérperas e crianças, dentre outros.

4.12 A ESF registra e monitora as referências para outros níveis de atenção.

Monitora, mas não existe contrarreferência.

Não está ao nosso alcance a solução.

4.15 A ESF dedica um período da semana para reunião de equipe.

A reunião é feita mensalmente.

Organizar reuniões semanais com a equipe.

4.20 A equipe organiza “painel de situação” com os mapas, dados e informações de saúde do território.

Existem, mas estão desatualizados

Realizar a atualização dos mapas, e informações em saúde da comunidade.

4.30 A ESF desenvolve iniciativas para estimular o desenvolvimento da autonomia, do autocuidado e da corresponsabilidade por parte dos usuários

As ações desenvolvidas são insuficientes. Principalmente no caso dos diabéticos, que existem muitos casos com complicações na UBS.

Realizar palestras, salas de espera e visitas domiciliares estimulando o autocuidado, autonomia, e adesão ao tratamento.

4.44 A ESF desenvolve atividades educativas com os idosos, abordando conteúdos relacionados aos direitos e ao Estatuto do Idoso

Não existem atividades educativas com idosos na UBS.

Abordar o tema: “Direitos do Idoso e Estatuto do Idoso” em grupos, salas de espera e palestras.

4.45 A ESF desenvolve ações educativas e/ou de prevenção quanto à violência doméstica

Não existem atividades educativas sobre violência doméstica na UBS.

Abordar o tema em reuniões, palestras e salas de espera.

4.49 A ESF desenvolve grupos operativos, abordando conteúdos de sexualidade e prevenção de DST/AIDS com os idosos.

Não existem atividades educativas com idosos na UBS.

Desenvolver ações sobre o tema com os idosos da comunidade.

5.25 A ESF possui registro atualizado dos adolescentes da área

Não existe tal registro.

Solicitar à coordenação da AB mais ACS, propiciando uma busca ativa e preenchimento dos cadastros.

5.28 A ESF desenvolve atividades educativas voltadas para os adolescentes abordando saúde sexual e reprodutiva.

No último ano (2017) não foram realizadas tais ações.

Retomar o projeto Saúde na Escola acordando a saúde sexual e reprodutiva.

5.8 80% ou mais das crianças com até 5 anos, em situação de risco, estão em acompanhamento pela ESF.

A nossa cobertura está em 60%

Ampliar a cobertura da puericultura na UBS.

5.18 A prevalência do aleitamento materno exclusivo aos 6 meses é de 60% ou mais.

A nossa cobertura está em 70% o aleitamento até 02 meses e de apenas 34% até os 6 meses

Realizar ações para estimular o AME.

5.59 A ESF mantém acompanhamento dos portadores de transtornos mentais atendidos pela referência

Não existe registro de todos os PTM, nem acompanhamento regular dos mesmos.

Realizar busca ativa, e acompanhamento regular de tais pacientes.

 

Após análise dos critérios da AMAQ, a equipe da USF São Sebastião elegeu três problemas prioritários passíveis de intervenção (Quadro 2) e destes, foi selecionado “Ausência de práticas educativas com adolescentes abordando saúde sexual e reprodutiva”. Para atuar no problema foi proposta a Matriz de Intervenção a seguir apresentada no Quadro 3.

 

Quadro 2. Indicadores da AMAQ priorizados para intervenção na USF São Sebastião.

ORDEM DE PRIORIDADE

PADRÃO

INTERVENÇÕES PRIORITÁRIAS

5.28

  • Realizar ações de educação em saúde no ambiente escolar.

  • Abordar a educação sexual, iniciação sexual precoce, e gravidez na adolescência em ações educativas na UBS e na Escola.

5.8

  • Ampliar a cobertura da puericultura na UBS, realizando busca ativa por crianças de 0-5 anos.

  • Promover salas de espera na UBS orientando sobre a importância do acompanhamento infantil.

5.18

  • Distribuir panfletos educativos sobre Aleitamento Materno Exclusivo (AME).

  • Realizar salas de espera sobre importância da Amamentação.

  • Capacitar a equipe sobre o Aleitamento materno, acolhimento e humanização no contato com gestantes e puérperas.

 

Quadro 3. Matriz de Intervenção

Descrição do Padrão: A ESF desenvolve atividades educativas voltadas para os adolescentes abordando saúde sexual e reprodutiva.

Descrição da situação problema para o alcance do padrão: A equipe não realiza há mais de 01 ano ações educativas com adolescentes da comunidade.

Objetivo/Meta: Equipe realizar no mínimo 06 ações educativas abordando a temática.

Estratégias para alcançar os objetivos/ metas

Atividades a serem desenvolvidas

Recursos necessários para atividades

Resultados Esperados

Respon-sáveis

Prazo

Mecanismos e indicadores p/avaliar resultados

Realizar cronograma das atividades.

Negociar agenda com equipe de saúde, educado-res e direção da escola.

Agenda de papel, cronograma e atas das reuniões.

6 ações educativas: 3 na UBS e 3 na comunidade escolar.

Equipe de ESF

Jun./18

Cronograma feito e ações educativas agendadas até mês previsto.

Informar ante-cipadamente comunidade escolar e comunidade adstrita.

Divulgar em murais da escola, e sala de espera da UBS.

Cartazes, folders e convites.

Comunidade informada sobre as ações de saúde.

ACS

Jul./18

População informada sobre ações educativas a serem desenvolvidas.

03 Palestras Educativas na Escola.

Informar antecipadamente a direção e educadores.

Vídeos, televisão, multimídia, cartazes.

Sensibilização de adolescentes sobre riscos da iniciação sexual precoce e gravidez na adolescência.

Equipe de ESF

12 meses

Participação dos adolescentes e depoimentos dos colhidos no na ação.

03 Palestras Educativas na UBS.

Divulgar em murais da escola, e sala de espera da UBS

Cartazes, folders e convites.

Sensibilização da comunidade sobre riscos da iniciação sexual precoce e gravidez na adolescência.

Equipe de ESF

12 meses

Participação da comunidade.

 

REFERÊNCIA

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: AMAQ. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

 

 

 

 

 

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