14 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Capítulo 5: Crescimento e desenvolvimento da Criança.

Aluna: Danieyis Rivadeneira Pérez

Orientadora: Juliana Ferreira Lemos

Introdução:

“A taxa de mortalidade infantil (referente ás crianças menores de um ano) caiu muito nas últimas décadas no Brasil. Graças as ações de diminuição da pobreza, ampliação da cobertura da Estratégia Saúde Familiar e a outros fatores, os óbitos infantis diminuíram de 47,1 a cada mil nascidos vivos, em 1990, para 15,6 em 2010. Entretanto, a meta de garantir a toda criança brasileira o direito à vida e à saúde ainda não foi alcançada, pois persistem desigualdades regionais e sociais inaceitáveis. Além disso, 68,6% das mortes de crianças com menos de um ano acontecem no período neonatal (até 27 dias de vida), sendo a maioria no primeiro dia de vida. Assim, um número expressivo de mortes por causas evitáveis por ações dos serviços de saúde- tais como a atenção pré-natal, ao parto e ao recém-nascido (RN) – faz parte da realidade social e sanitária do Brasil”. (Brasil, 2012).

Em 2000 o Ministério da Saúde lançou o Programa de Humanização do Pré – natal e Nascimento, que organiza a assistência vinculando a Atenção pré-natal, parto e puerpério, facilitando o acesso das mulheres aos serviços brindados, o que garante uma melhor qualidade na assistência. (Brasil, 2012).

Objetivos:

  • Reforçar a importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança. Salas de espera educativas. Estratégias que melhorem assistências das mães ala consulta.

Desenvolvimento:

“Puericultura é a arte de promover e proteger a saúde da criança em seu contexto familiar, na comunidade em que está inserida, por meio de um conjunto de ações e cuidados médicos, higiênicos, dietéticos, psicológicos, pedagógicos e sociais que têm finalidade de promover o crescimento e desenvolvimento da criança, em condições física e mental adequadas. Essas ações preventivas e educativas são realizadas em consultas com frequência e regularidade pré-determinadas, em função dos momentos especiais de cada idade, nos quais a criança requer mais cuidado, para garantir seu crescimento e desenvolvimento com qualidade. ” (A importância da puericultura para a saúde da criança, Medicina e Saúde, www.portalmedicinaesaude.com.br).Acesso em12/08/2018.

A assistência á saúde da criança deve começar desde a consulta pré-natal para reforçando a importância da assistência a consulta e do aleitamento materno exclusivo, além de orientar sobre os cuidados a ter com o recém-nascido.

A cada consulta a criança será examinada, avaliando o desenvolvimento neuropsicomotor, crescimento, além de receber orientações sobre alimentação e prevenção das doenças.

Resultados e discussão

Este relato de experiência foi realizado no PSF Artur de Oliveira Reis, com objetivo de melhorar atenção da saúde da criança. Nossa equipe fez uma reunião   para dar resposta a uma série de questões que avaliariam como estava sendo feita a puericultura e o que poderia ser feito para melhorar.

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

 

X

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

 

X

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

 

X

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

 

X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

 

X

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

X

 

Crescimento e desenvolvimento

X

 

Estado nutricional

X

 

Teste do pezinho

X

 

Violência familiar

X

 

Acidentes

X

 

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

 

X

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

X

 

Com baixo peso

X

 

Com consulta de puericultura atrasada

X

 

Com calendário vacinal atrasado

X

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

 

X

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

 

X

 

 

Nossa equipe faz a visita do recém-nascido na primeira semana de vida, e acompanhamento em consulta aos 15 dias, 1 mês, 2 meses, 4 meses, 6 meses ,7 meses, 9 meses, 12 meses, 15 meses, 18 meses e 2 anos, no caso dos maiores de 2 anos 1 vez ao ano. Na consulta  realizamos anamnese onde procuramos saber tudo sobre o parto , nascimento, sim  apresento algum problema ,sim deram  algum tratamento e antecedente familiares, sim foi realizado o teste da orelhinha e oftalmológico, e  sim foram administradas as duas vacinas quando nasceu, além de conhecer o estado atual da criança e sim tem alguma coisa que preocupe aos pais, logo  fazemos o exame físico completo eu nos permite detectar patologias precocemente ,orientamos as mães sobre a  importância do aleitamento materno exclusivo  até os 6 meses de vida , explicamos os benefícios que têm para a saúde do bebê, como estimular o desarrolho psicomotor, a importância das vacinas , os cuidados a ter com o recém-nascido e as coisas que são normal em esse período para que a mãe possa identificar quais são patológicas, e já se deixa marcado a data da outra consulta .

Em um princípio a assistência das mães a consulta era pouca só procuravam a unidade quando a criança se encontrava doente , então  nosso equipe empezo  a realizar salas de espera educativa com objetivo de explicar as  mães a importância de puericultura as coisas que  seriam realizada na mesma e que permitia detectar doenças, além de realizar capacitação aos agentes de saúde onde se  reforço os grupos de idade em que e realizada a puericultura, e reforçado também em cada consulta de pré – natal a importância de assistir  as consultas e se dá as mães e uma folha   impressa com os grupos de idade da consulta para que já fique sabendo quando deve trazer o bebe a consulta .Agora atualmente a assistência das mães ala consulta melhorou muito mais ainda se continua trabalhando em ações educativas para reforçar e melhorar o atendimento de puericultura.

Considerações finais:

Este trabalho foi realizado com objetivo de reforçar a importância de consulta de puericultura, assim como efetuar estratégias que permitiram melhor assistências das mães a consulta, salas de espera educativas para conscientizar as mães sobre a importância do aleitamento materno até 6 meses de vida, das vacinas assim como assistência periódica a consulta permitindo detectar doenças precocemente.

Referência bibliográfica:

A importância da puericultura para a saúde da criança, Medicina e Saúde, www.portalmedicinaesaude.com.br .Acesso  em 12/08/18.

Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da criança: Crescimento e desenvolvimento. Cadernos de Atenção Básica número 33. Brasília.  Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica, 2012.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)