13 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TÍTULO: ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA NA EQUIPE 2 DO PSF SANTO AMARO DAS BROTAS.

ESPECIALIZANDO: YEILIN RODRIGUEZ JEREZ.

ORIENTADORA: MARIA HELENA PIRES ARAUJO BARBOSA.

 

            A infância é um período em que se desenvolve grande parte das potencialidades humanas. No entanto, os distúrbios que incidem nessa época são responsáveis por graves consequências para os indivíduos e comunidades. (BRASIL, 2009). A assistência à saúde da criança é uma atividade de fundamental importância em função da vulnerabilidade do ser humano nessa fase do ciclo de vida, onde por meio do acompanhamento da criança saudável, papel da puericultura, espera-se reduzir a incidência de doenças, aumentando suas chances de crescer e desenvolver-se para alcançar todo seu potencial (CAMPOS et al., 2011).

            O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento é considerado o eixo norteador da assistência à saúde da criança, com ênfase na vigilância de fatores que podem interferir nesse processo. Assim, o acompanhamento das crianças pelas unidades de saúde é configurado como uma das ações mais importantes para a redução do coeficiente de mortalidade infantil e seus componentes e para o alcance de melhor qualidade de vida (MONTEIRO, 2000).

            De acordo com o exposto, no presente mês foi realizada uma reunião com a equipe 2 da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Santo Amaro Das Brotas, para uma melhor avaliação das ações referentes à Atenção à Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento. Para realizar este processo foi escolhido o questionário apresentado abaixo. Nesse momento fizemos uma análise real das ações preconizadas, de modo a servir como ponto de partida para o desenvolvimento do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ)

QUESTIONÁRIO

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

 

X

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

 

X

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

 

X

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

 

X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

 

X

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

X

 

Crescimento e desenvolvimento

X

 

Estado nutricional

X

 

Teste do pezinho

X

 

Violência familiar

X

 

Acidentes

X

 

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

 

X

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

X

 

Com baixo peso

X

 

Com consulta de puericultura atrasada

X

 

Com calendário vacinal atrasado

X

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

 

X

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

 

X

 

 

            Na Unidade de Saúde de Santo Amaro Das Brotas realizamos todas as terças-feiras, consultas programadas de puericultura de acordo com o que é recomendado pelo Ministério da Saúde: sete consultas de rotina no primeiro ano de vida (1ª semana, 1º mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês e 12º mês), além de duas consultas no 2º ano de vida (18º e 24º mês). A partir do 2º ano de vida são realizadas as consultas anuais, próximas ao mês do aniversário da criança. Essas faixas etárias são selecionadas porque representam momentos de oferta de imunizações e orientações de promoção de saúde e prevenção de doenças. As crianças que necessitem de maior atenção serão vistas com maior frequência. (BRASIL, 2013).

            A consulta de puericultura visa reduzir a incidência de doenças, favorecendo um crescimento saudável com um acompanhamento periódico e sistemático com seguimento de seu crescimento e desenvolvimento, monitoramento da vacinação, orientações às mães sobre a prevenção de acidentes, manutenção de aleitamento materno, higiene individual e ambiental e, também, pela identificação precoce dos agravos, buscando à intervenção efetiva e apropriada (CAMPOS et al., 2011).

            Nesse sentido, orientamos desde o pré-natal, sobre a importância do retorno precoce da mulher e do recém-nascido ao serviço de saúde após o parto, para a consulta de puericultura. Logo após a alta da maternidade, nessa primeira semana, a equipe realiza visita domiciliar com o objetivo de avaliar o estado de saúde da mãe e do recém-nascido, bem como de proporcionar ações preventi­vas que contribuem para a redução da mortalidade infantil, como a orientação sobre os cuidados básicos com o recém-nascido, a checagem da vacinação, verificar a caderneta de saúde da criança e relatório de alta da maternidade; orientar registro de nascimento; orientar e realizar teste do pezinho e incentivar o aleitamento materno com orientações à puérpera. Caso o recém-nascido (RN) tenha sido classificado como de risco, a visita acontece nos primeiros 3 dias após a alta.

            Nas reuniões de avaliação realizadas ao final de cada mês, fazemos levantamento de nascidos vivos no mês, de recém-nascidos pesados ao nascer, com menos de 2500 gramas, prematuros, além do número de crianças com vacinação em dia, de modo a manter atualizado o cadastramento de crianças até dois anos do território, conseguindo assim um adequado acompanhamento da evolução do crescimento e desenvolvimento da criança e garantindo o monitoramento do desempenho da puericultura no município.     

            A caderneta de saúde da criança (CSC) é um instrumento de vigilância que facilita o acompanhamento integral da saúde infantil (ALVES et al., 2011). Por este motivo, em cada consulta de puericultura preenchemos adequadamente a CSC e o prontuário, com anotações legíveis e completas, das informações principais como: anamnese e exame físico, peso, comprimento/altura e perímetro cefálico; estado nutricional, crescimento e desenvolvimento, alimentação, vacinas em dia, teste do pezinho, prevenção de acidentes, violência familiar, identificação de problemas ou sinais de perigo segundo a idade, entre outros cuidados. Temos espelhos das CSC, com informações equivalentes, que ficam arquivadas na unidade básica.

            Realizamos busca ativa das crianças, através de visitas domiciliares, preferencialmente pelos agentes de saúde, afim de identificar atraso vacinal, atraso das consultas de puericultura e orientação dos familiares. Nesse momento são anotadas as vacinas contidas na caderneta da criança, no cartão espelho, para poder ter o controle das vacinas já realizadas e as em atraso, assim como a data da próxima consulta agendada, para melhor monitoramento das crianças da área de abrangência.

            Desde o pré-natal, orientamos às mulheres sobre os benefícios do aleitamento materno exclusivo por seis meses e a manutenção do aleitamento materno complementado até os dois anos ou mais, além das desvantagens do uso de leites não humanos, e orientações quanto às técnicas da amamentação, para aumentar a sua habilidade e confiança.

            Dada a importância de uma alimentação adequada durante o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, orientamos em cada consulta quanto à prática correta do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e a introdução adequada de alimentos a partir dessa idade, de forma gradativa, em adição ao leite materno, para atender às necessidades nutricionais da criança.

            Em alusão à Semana Mundial da Amamentação (1° a 7 de agosto), que tem como tema Amamentação: a base da vida, os profissionais do ESF Santo Amaro Das Brotas realizaram um evento com gestantes, puérperas e mães do município: “Hora do Mamaço, ” marcando o agosto Dourado, com apresentação cultural, e exposição de fotos de mães amamentando, e dos pais apoiando. Foi uma atividade exitosa que reforçou a importância do leite materno para o adequado crescimento e desenvolvimento das crianças.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)